Todas as empresas que possuem intralogística devem prezar por bons sistemas de armazenagem. Sem uma estocagem eficiente, os processos ficam lentos, há riscos aos trabalhadores e perdas financeiras. Para evitar esses prejuízos, existe a ABNT 15524.
É uma Norma Brasileira com orientações detalhadas para se prevenir das consequências da logística ineficiente. Por exemplo: acidentes de trabalho, perda de materiais e processos judiciais. Inclusive, são regras essenciais para quem possui porta-paletes.
Antes de entendermos o que é a ABNT 15524 e o que ela diz, vale a pena considerar que essa não é uma Norma Regulamentadora obrigatória. Ainda que tenha sido criada em consenso entre empresas e fabricantes de paletes, serve como um tipo de manual.
O que é a ABNT 15524
A ABNT 15524 é uma Norma Brasileira da ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas) que teve a sua primeira edição lançada em outubro de 2007. Começou a ser usada no mês seguinte e está dividida em duas partes.
A ABNT 15524-1 define os termos para os sistemas de armazenagem. Ela pode ser encontrada na internet através do seguinte nome: Sistemas de Armazenagem Parte 1 – Terminologia. O documento é disponibilizado gratuitamente e tem 12 páginas.
A ABNT 15524-2 traz projetos, cálculos, montagens e o uso das estruturas tipo porta-paletes seletivos (PPS). As suas 72 páginas podem ser encontradas como: Sistemas de Armazenagem Parte 2 – Diretrizes para o uso de estruturas tipo porta-paletes seletivo.
Ambas são importantes para a realização de projetos que usam as estruturas destinadas ao armazenamento de materiais. Ou seja, estabelecem requisitos e recomendações para que eventos logísticos e de estocagem aconteçam de forma segura, acessível e com qualidade.
O porta-paletes
Os textos trazem os serviços realizados em estruturas porta-paletes. Essas opções são favoráveis para vários setores da economia devido às vantagens. Como: otimização de espaços, layout de estoque, flexibilidade nas dimensões dos materiais e muito mais.
Dessa forma, a paletização permite a movimentação mais facilitada de produtos em maiores quantidades no sentido vertical. No entanto, conforme opinião de especialistas da revista CIPA 476, apesar das vantagens, é preciso cuidado para a estrutura não colapsar:
“Em estruturas porta-palete, quando há danos, o colapso pode não ser instantâneo e demorar até 24 horas para ocorrer. Dependendo do local, pode ter consequências de elevada magnitude devido ao colapso progressivo”.
Por isso, pensando nas melhores vantagens desses sistemas de armazenagem, recomenda-se que as empresas conheçam, entendam e apliquem a ABNT 15524. Sendo assim, continue lendo e veja quais são as principais Normas do texto.
O que diz a ABNT 15524-2
A ABNT 15524-2, que traz todas as regras sobre o armazenamento em paletes, é um documento extenso e detalhado. Ao passo que toda empresa com um espaço de armazenagem deve ter conhecimento das normas. Abaixo, temos algumas das regras.
Responsabilidades e capacitações
A Norma ABNT 15524-2 menciona um tópico inteiro para falar das responsabilidades dos usuários, fator determinante para a segurança no uso dos porta-paletes. Uma das funções é a de designar um responsável para fazer a supervisão das operações.
É nesse momento que entra outro ponto importante: a capacitação. O documento diz que os profissionais do setor logístico devem estar treinados para executarem seus serviços. Especialmente, com relação ao sistema, procedimentos, cargas e manutenções.
Por exemplo, ao terem o treinamento adequado sobre as estruturas do tipo porta-paletes seletivos, é possível prevenir acidentes de trabalho. Além de permitir a manutenção de equipamentos e maior eficiência operacional relacionadas a todas as tarefas locais.
Manutenções
Mais um tópico muito bem destacado no documento é sobre as inspeções regulares que servem para identificar possíveis falhas, danos e desgastes nos componentes da estrutura. A adoção de um programa de manutenção preventiva é recomendada.
Dessa forma, há dicas sobre como criar tal programa, envolvendo as análises periódicas. Ou seja, lubrificação de componentes, ajustes de parafusos e troca de peças. Esse tipo de trabalho corrige rapidamente os problemas antes que se tornem mais graves.
Em um tópico mais adiante, a Norma recomenda outras inspeções, como a anual. Menciona o procedimento como essencial para garantir a integridade das estruturas de porta-paletes. Também traz os motivos: identificar problemas e a estabilidade das prateleiras.
Além de evitar acidentes, também reduz os custos de manutenção. Ainda com relação às manutenções, a Norma fala sobre seguir as orientações dos fabricantes. É isso que vai garantir mais segurança e desempenho no ambiente logístico e de armazenamento.
Cargas
A capacidade de carga é outro aspecto fundamental para o bom funcionamento de um sistema de armazenagem que usa porta-paletes. Há diretrizes que garantem que prateleiras e cargas sejam compatíveis a partir das dimensões do que pode ser suportado.
A Norma cita alguns fatores relevantes para essa relação. Por exemplo, o tipo de material usado na fabricação, o perfil dos elementos estruturais, o uso dos componentes de qualidade, as conexões entre eles e assim por diante.
Tudo isso leva a uma dica final: respeitar os limites máximos de pesos para cada prateleira. Além, obviamente, da distribuição uniforme da carga nesses locais. As informações devem ser prestadas pelos fabricantes e aplicadas em treinamentos.
Armazenamento
Um dos tópicos é chamado de “armazenamento adequado” na Norma 15524. Nele, fala-se do posicionamento das cargas nos paletes e não ultrapassar os limites. Também há menções para fatores que podem comprometer a integridade da estrutura.
Por exemplo, o preenchimento de espaços vazios e a relação peso-estabilidade de cada item armazenado. Esses detalhes importam muito e podem significar várias vantagens para a empresa, como: prevenção dos acidentes e a segurança operacional do sistema.
Sinalização
O item de sinalização fala sobre o uso de placas de identificação, palavras de transição e outros métodos que fornecem informações para operadores e usuários locais. O ideal é indicar a carga máxima em cada prateleira, restrições de acesso e precauções.
Os sinais precisam ser visíveis e legíveis para todas as pessoas. E, mais do que isso, é importantíssimo manter a atualização das informações quando houver mudanças. Afinal, a precisão das informações faz diferença na logística de toda a armazenagem.
Além desse tópico, a ABNT 15524 menciona a “operação segura”. Neste caso, faz um apanhado sobre várias ações necessárias para o armazenamento seguro: de treinamentos até sinalização, passando pelo uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Documentação
O último ponto de destaque que temos aqui da Norma dos sistemas de armazenagem é relacionado à documentação. É possível entender sobre os registros das atividades nas estruturas com informações técnicas sobre instalação, manutenção, inspeção e operação.
A ABNT descreve a possibilidade de incluir nesses relatórios os manuais de instalação, operação e manutenção dos fabricantes. Do mesmo modo, cita os certificados, selos e declarações que comprovem a conformidade de tais estruturas.
Os documentos precisam estar disponíveis o tempo todo e serem preenchidos diariamente, a partir das atividades relacionadas. Eles garantem a rastreabilidade dos serviços realizados no porta-paletes. Logo, são um tipo de registro de históricos e acompanhamento.
Por que respeitar as regras da ABNT 15524?
Ainda que a implementação das regras mencionadas na ABNT 15524 não seja obrigatória, a aplicação delas pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Especialmente, quando escolhem os melhores porta-paletes do mercado.
Por exemplo, na prevenção de acidentes de trabalho; o que garante a saúde dos trabalhadores e evita danos na estrutura local. Tem um viés positivo na organização da estocagem e separação de pedidos (picking), tornando o trabalho mais ágil e produtivo.
E não é só isso. Os documentos também auxiliam os setores logísticos na prevenção de avarias e danos nos produtos alocados; especialmente, quando frágeis ou requerem armazenamento especial. Portanto, também é uma forma de evitar prejuízos financeiros.
Por fim, podemos lembrar também da vantagem de evitar problemas com odores, poeiras, mofos e outras variáveis que podem gerar consequências adversas; desde a contaminação do ambiente até a insatisfação do consumidor final.
Agora que você conhece os principais pontos da ABNT 15524, que tal dar um passo adiante e descobrir se o seu sistema de armazenagem é eficiente para o seu negócio? Temos um Checklist Gratuito que traz as informações necessárias para quem quer crescer em escala!
Clique na imagem abaixo para acessar o conteúdo.