5 áreas da Gestão Industrial que jamais devem ser esquecidas

Muitas vezes, a rotina administrativa de um gestor ou diretor se direciona apenas para alguns setores, como das finanças. No entanto, o bom profissional precisa ter uma visão geral do seu negócio, avaliando outras áreas da gestão industrial, que também são decisivas para o sucesso da organização.

É aí que entra a importância deste conteúdo: vamos trazer essas áreas que ficam esquecidas, mas que podem representar mais produtividade e eficiência, redução de custos, satisfação dos clientes e do time interno; e outros benefícios que se relacionam diretamente com o aumento de faturamento.

Ficou curioso para descobrir como ter essa geração de valor em um mercado cada vez mais dinâmico, não é? Então, continue lendo e atente-se a cada um dos próximos tópicos para ter diferenciais competitivos e assumir, de uma vez por todas, uma posição estratégica dentro da sua companhia.

Neste conteúdo, leia:

  • O que é gestão industrial
  • 5 áreas que não podem ser esquecidas
  • O monitoramento das áreas da sua indústria

O que é gestão industrial

Esse primeiro tópico é uma breve introdução para explicar o que é gestão industrial. Como profissional da indústria, possivelmente, você tem a resposta. Ainda assim, é importante lembrar que uma boa gestão melhora os resultados. Como? Usando técnicas e ferramentas pensados em cada área.

Isso é a gestão industrial: um conjunto de ações pensadas e executadas para trazer mais dinamismo nas operações da empresa. A partir do conceito é possível alcançar vários resultados, como o aumento do faturamento e a redução de custos. Mais que isso, dá para identificar falhas e melhorias.

Ou seja, independente se qual seja o seu cargo de liderança hoje, considere que para ter sucesso nele é preciso ser um gestor estratégico. E, na indústria, alguns conhecimentos são exigidos além das finanças e das vendas, como aqueles mais focados na logística e na produção.

5 áreas que não podem ser esquecidas 

Na indústria, as rotinas administrativas podem ser vistas como engrenagens que permitem que todos os processos funcionem de maneira eficiente. Afinal, elas envolvem todas as atividades de uma empresa, o que será importante para garantir os melhores resultados.

A ideia dos tópicos abaixo é simples: lembrar que a falta de planejamento e execução em áreas básicas da operação pode representar resultados negativos e até mesmo a falência do negócio. O motivo é óbvio: são engrenagens imprescindíveis para o sistema produtivo.

1 – Atendimento ao Cliente

Qualquer empresa pode ter o melhor produto do mundo, mas não vai ter sucesso se não for empática com o seu cliente. É uma regra simples, mas muito funcional em toda indústria. Por mais clara que seja, acredite: nem toda empresa tem um bom atendimento ao cliente; o que abre espaço para quem quer vencer a concorrência.

Aqui cabe uma curiosidade: os consumidores estão cada vez mais atentos ao mercado e querem saber sobre a procedência do que estão comprando. Isso exige que a indústria toda seja cada vez mais transparente e com processos mais otimizados. Ou seja, a gestão industrial vai além de produzir.

2 – Gestão de Pessoas

Se no tópico anterior vimos algo como “olhar para fora”, agora temos uma ideia contrária, de ver e saber o que está acontecendo dentro da sua fábrica. A gestão de pessoas é item número um para quem busca maneiras de executar uma liderança de sucesso. É sobre participar, se envolver e inspirar.

Os treinamentos costumam ser respostas para quem está refletindo sobre essa área. E não apenas as capacitações técnicas, para executar o trabalho com mais produtividade; mas, também, aqueles direcionados para a saúde física e mental. Como a rotina de trabalho é organizada? É uma boa pergunta para começar.

3 – Armazenagem e Estoque

Esse tópico é interessante porque há uma pequena confusão quando surge o assunto da logística, o qual muita gente acha que é o mesmo que armazenagem e estoque. Na verdade, não é. O armazenamento de produtos é apenas uma etapa da logística, que vai desde a compra dos insumos até a venda dos produtos.

Aliás, como você guarda os seus insumos e produtos hoje? É uma reflexão importantíssima porque pode indicar custos a mais, queda na produtividade e, consequentemente, insatisfação do time e dos clientes. Um ótimo começo pode ser o de otimizar o seu espaço disponível com os produtos certos.

4 – Novas Tecnologias

Existem histórias de grandes indústrias que não evoluíram com a tecnologia e acabaram, simplesmente, falindo. Hoje, aquelas empresas que não acompanharam essas tendências não existem mais. Portanto, nesta área não tem segredo: é preciso investir em novas tecnologias se quiser ver sua empresa crescer.

Engana-se quem pensa que a área tem a ver somente com comprar softwares caros ou ter um sistema de gestão eletrônico que centralize as informações. A tecnologia está em toda parte, como nos produtos de armazenagem Agra, que são resistentes a oxidação porque tratados com nanotecnologia, por exemplo.

5 – Gestão de Processos

A última das áreas da gestão industrial que não pode ser deixada de lado é a de processos. Ela será importante na hora de fornecer dados mais confiáveis para a comunicação entre os diferentes setores da indústria, permitindo compras mais assertivas e operações mais ágeis, entre outras vantagens.

Sobre esse tema também vale a pena considerar a qualidade do relacionamento que se cria com clientes e fornecedores; o que passa por ter processos operacionais integrados. Um estoque bem organizado permite compras certas e a garantia de satisfação do cliente, ao mesmo tempo. Entende?

O monitoramento das áreas da sua indústria

Após se atentar a essas áreas da gestão industrial que acabam sendo esquecidas por boa parte dos gestores e diretores, a sua próxima pergunta pode ser a seguinte: como saber se as mudanças e novas estratégias que estão sendo adotadas estão surtindo os efeitos esperados?

Para isso, há uma boa resposta: fazendo o monitoramento das áreas que receberam os novos investimentos e cuidados. Em breve, vamos trazer no blog quais são essas métricas da indústria que você deveria usar para avaliar o seu trabalho. Por isso, não deixe de nos acompanhar.

Enquanto isso, conheça a nossa história

Estamos no mercado desde 1982, com soluções completas para uma armazenagem mais eficiente para otimizar espaços comerciais e industriais. Os nossos produtos atendem as normas técnicas e respeitam o meio ambiente.

A Agra cria uma solução perfeita para o que o cliente precisa, por meio de projetos personalizados; garantindo funcionalidade e melhor aproveitamento do espaço.

Faça a sua busca

Categorias:

display site orçamento
display site catálogo