Armazenagem refrigerada em supermercados: 4 cuidados na aquisição de equipamentos

A armazenagem refrigerada em supermercados garante que os produtos sejam estocados de forma adequada. O que promove a conservação deles por mais tempo. É uma estratégia que faz muito sentido para itens que precisam estar em ambientes com temperaturas controladas.

Esse controle de temperatura deve ser feito com o uso de equipamentos de refrigeração comercial. Eles são fabricados de modo que atendam às necessidades do mercado, podendo ser verticais ou horizontais, grandes ou pequenos e assim por diante. Aliás, eles também se diferenciam pelo objetivo.

Por exemplo, os refrigeradores mantêm os alimentos em uma temperatura positiva (5ºC e 10ºC). Entre eles, iogurtes, queijos, sucos, legumes e verduras. E os freezers mantêm a temperatura negativa (-12ºC e -18ºC), como necessitam os congelados; tais quais, sorvetes, carnes, pescados e pão de queijo.

Abaixo, veja a importância dessa armazenagem e saiba o que é preciso avaliar antes de comprar os equipamentos de refrigeração.

A importância da armazenagem refrigerada em supermercados

Vamos começar com o conceito: o que é armazenagem refrigerada? A armazenagem refrigerada é a capacidade de um equipamento ou sistema manter um ambiente e seus produtos na temperatura desejada. Uma geladeira doméstica é um ótimo exemplo.

No entanto, quando o assunto se direciona para supermercados é preciso ter um olhar mais estratégico porque as necessidades são diferentes e, portanto, as soluções também. Não faz sentido ter uma geladeira doméstica para conservar alimentos no supermercado, concorda?

Para entender a importância do assunto da refrigeração comercial, saiba que nesse negócio podem ser usados equipamentos como: freezers, câmaras frias e expositores, além de outros. E cada um deles é pensado na demanda do mercado. Veja alguns exemplos.

O expositor tem viés comercial, já que permite que os clientes vejam os produtos armazenados. Enquanto a câmara fria é uma opção para congelados em grande quantidade e volume, como as carnes que serão usadas pelos açougueiros dos mercados.

Na sequência, além de pensar em soluções personalizadas, também chamamos a atenção para outro ponto: o financeiro. Ao adquirir o equipamento para refrigeração correto, você torna o custo da compra um ótimo investimento.

Mas, por que isso seria importante? Porque se evita a perda de alimentos que precisam, obrigatoriamente, serem refrigerados e/ou congelados. E também pelo fato de que a compra correta permite a economia de energia.

Seja para conservar produtos corretamente, para expô-los aos consumidores, para evitar gastos desnecessários ou outros motivos; o fato é que a escolha desse maquinário exige estudo. A ideia deste conteúdo é te ajudar com isso.

Continue lendo para tomar a melhor decisão e fazer uma aquisição inteligente.

4 cuidados na compra de equipamentos para refrigeração 

Dada a importância do tema, agora é hora de descobrir quais os cuidados necessários para acertar na compra do equipamento e fazer a melhor armazenagem refrigerada nas redes de supermercados. As dicas abaixo podem servir como um checklist para os compradores.

1 – Comece pelo seu objetivo

O primeiro cuidado que se deve ter é relacionado ao objetivo do supermercado. Parece uma questão óbvia, só que na hora de avaliar a compra, muitos profissionais do setor de compras pensam apenas no custo e acabam escolhendo errado.

O equipamento de refrigeração certo não vai ser, necessariamente, o mais barato – e nem precisa ser o mais caro. Inicialmente, a premissa é a de que ele atenda a necessidade do negócio.

Como vimos no início do texto, freezers servem para armazenar alimentos congelados, como carnes e sorvetes. Já expositores podem expor produtos que precisam ser refrigerados, como iogurtes.

2 – Considere as tecnologias

Outra dica fundamental para fazer uma boa armazenagem refrigerada em supermercados através dos melhores equipamentos é conhecer as tecnologias deles. Nesse sentido, a conta é simples: quanto mais modernos, mais econômicos.

O motivo é que os novos maquinários possuem modernidade a ponto de consumirem menos energia elétrica. O que é um fator com grande peso no orçamento do supermercado. 

Os componentes eletrônicos instalados podem fazer muita diferença na hora de calcular o custo-benefício da sua aquisição. Até porque esses equipamentos precisam ser potentes.

3 – Pense na relação tamanho-espaço

Esse ponto é um complemento aos temas acima. É preciso unir o objetivo do supermercado com a potência certa, sim. Só que nessa conta também deve entrar a questão do tamanho do equipamento de refrigeração, que precisa ser compatível com o espaço disponível para conservar todos os produtos internos.

O erro comum é o de pensar em comprar um único item, que seja bem grande e permita armazenar tudo o que o supermercado possui. Primeiro que há necessidades diferentes e depois que pode ser que o tamanho não seja indicado. 

Uma dica nesse sentido é a de dividir o uso dos equipamentos por áreas do mercado, como açougue, mercearia, lanchonete, bebidas e assim por diante.

4 – Conheça o fabricante dos equipamentos

O último cuidado que temos neste conteúdo, que também é extremamente relevante, se relaciona com os fabricantes dos equipamentos de refrigeração para supermercados. A compra só será assertiva se essa empresa for uma parceira.

É interessante notar que esse tipo de aquisição, de negócios B2B, exige uma avaliação mais analítica, considerando que a ideia não é somente a de comprar ou vender. 

Portanto, é preciso considerar o pós-venda e o atendimento técnico, também. Afinal, um supermercado não pode ficar sem esse tipo de maquinário por muito tempo em caso de necessidade de manutenção.

Conheça os equipamentos de refrigeração da Agra Indústria

O sistema de refrigeração de um supermercado tem importância de várias formas, da conservação dos alimentos até na redução de gastos com a energia. Por isso, vale a pena avaliar a compra dos equipamentos que serão usados nesse sistema.

Ao investir em equipamentos de qualidade, os compradores garantem que os supermercados farão a armazenagem refrigerada de modo eficiente e seguro. As carnes, por exemplo, podem se deteriorar rapidamente e contaminar o ambiente todo se não tiver a conservação correta.

Além de colocar em risco a saúde dos consumidores, também vem a perda financeira para a empresa. Afinal, a Vigilância Sanitária opera nos municípios do país averiguando a segurança alimentar dos supermercadistas e as multas não são nada agradáveis.

Sendo assim, para não errar na compra e não correr riscos, conheça os equipamentos de refrigeração da Agra Indústria no catálogo abaixo.

 

Faça a sua busca

Categorias:

display site orçamento
display site catálogo