Conforme a Food Conection, a previsão anual para o crescimento no comércio dos congelados é de 5,2% até 2029 em todo o mundo. O que significa um alcance de US$ 408,05 bilhões em 6 anos. Por isso, vale a pena entender como deve ser feito o armazenamento dos produtos congelados no seu supermercado.
Afinal, essa é uma categoria que está em alta e pode somar muitos reais no faturamento do seu negócio ou da sua rede. E há outros estudos mais focados no nosso país e na nossa cultura. Um deles, da Kantar, diz que o brasileiro é o maior consumidor de congelados da América Latina. Logo, mais um motivo para entender esse assunto.
A Kantar é responsável por várias pesquisas internacionais e dentro do Brasil. Ela diz que o consumidor brasileiro buscou nas refeições congeladas uma saída prática e conveniente para a sua rotina, o que ganhou força no período da pandemia. “Existe uma expectativa grande de lares que comprem mais desses produtos saudáveis ou com benefícios”.
Se você tem um supermercado ou é responsável por ele, tem que entender tudo sobre o sistema de refrigeração. Mas, especialmente, para essa categoria de alimentos, que exige cuidados referentes à temperatura. Nos próximos tópicos, vamos falar dos pontos mais relevantes acerca desse tema, acompanhe.
A importância do armazenamento dos produtos congelados
Ao longo deste conteúdo, vamos mencionar porque todo supermercado deve ter uma área dedicada ao armazenamento dos produtos congelados. Assim como os melhores produtos para vender atualmente e os equipamentos de refrigeração apropriados.
Só que antes de tudo isso, devemos avaliar aquela questão que todo empresário e gestor considera e que, de fato, é muito importante: esse tipo de conservação é realmente necessária? Afinal, vai exigir um certo investimento, tanto financeiro quanto de tempo e gestão.
O objetivo da Cadeia do Frio para congelados é manter a qualidade e as características dos produtos que precisam dessa baixa temperatura. As carnes são ótimos exemplos porque se degradam rapidamente se não tiverem esse cuidado no armazenamento.
Esse único objetivo seria suficiente para provar a importância da refrigeração, já que previne que os alimentos tenham que ser descartados e a compra desperdiçada. Além do fato de que garante o bem-estar do seu consumidor, com a prevenção da contaminação.
Fora isso, ainda podemos mencionar a lei da Anvisa para congelados, a qual traremos mais detalhes abaixo. O que precisamos saber é que esse órgão fiscaliza toda a Cadeia: manipulação, armazenamento e transporte.
Por isso, nessa primeira parte foi possível notar que há bons motivos para fazer a conservação correta dos alimentos congelados. O que tem a ver com a saúde das pessoas, assim como as finanças do seu supermercado.
Como trabalhar com congelados em supermercados?
Os alimentos congelados estão em alta no mundo todo pela praticidade que oferecem aos consumidores e, também, com relação ao fato de manterem a maioria de seus nutrientes nesse processo. A ideia de congelar um pão ou legumes já é realidade em muitos lares.
Neste conteúdo traremos explicações sobre a estrutura para armazenar e conservar os congelados. Então, independente se está pensando em investir nesse alimento ou se quer aprender a armazená-lo corretamente, esse texto foi feito para você.
Os melhores congelados para vender em supermercados
Existem produtos congelados que possuem ótimo retorno para supermercados. O Cinva (Centro de Inteligência e Negócios do Varejo) fez uma publicação sobre as mudanças no consumo de pratos prontos, batatas pré-fritas e outras opções da categoria.
Eles indicaram uma lista de itens que se enquadram no seguinte conceito: “de rápido preparo e ideias para consumir em casa, a categoria de congelados apresentam enorme potencial de vendas e lucro”.
Com base nisso, os melhores congelados para supermercados são: batatas congeladas com gramaturas menores; alimentos plant-based para todos que privilegiam os vegetais; pratos prontos com opções de refeições; e o pão de queijo com foco nas linhas premium.
Outro estudo que pode ser mencionado aqui é da Mordor Intelligence. A pesquisa diz que o mercado foi impulsionado pela entrada de produtos com vida útil mais longa e outros fatores. Assim, evoluiu com carnes, peixes, legumes e frutas, além de sobremesas e produtos de panificação. Os sorvetes e bolos são categorias líderes neste segmento.
O jeito certo de fazer o armazenamento dos produtos congelados em supermercados
Apesar deste ser o tema central deste conteúdo, é um tópico muito simples. Afinal, o armazenamento dos congelados precisa seguir as orientações dos fabricantes. As instruções recomendadas vão dar amparo para que eles mantenham suas características.
Especialmente, no que diz respeito à temperatura. Isso é importante porque essas empresas dizem que determinados tipos de alimentos só devem ser descongelados antes do preparo. Ou seja, não é ideal que se faça o descongelamento e um novo congelamento.
Então, em um supermercado, o que é preciso para manter os itens congelados o tempo todo? A verdade é que só tem uma resposta para essa pergunta: usar equipamentos de refrigeração confiáveis.
Todo mundo conhece a alternativa porque tem em casa os congeladores, frost-free ou outros nomes para os equipamentos que realizam essa função. Inclusive, eles estão cada vez mais modernos e condizentes com a realidade das pessoas.
Porém, quando se pensa em um supermercado, a informação ganha um novo contexto, já que estamos diante de um cenário de maior volume. Ao passo que, nessas empresas, fazer a refrigeração incorreta pode significar um prejuízo financeiro irreparável.
Inclusive, essa falha na gestão da Cadeia do Frio pode fazer com que o seu estabelecimento saia perdendo muito, indo da baixa reputação à falência.
Desse modo, a saída é usar equipamentos de qualidade que permitam o armazenamento da quantidade de itens que o seu supermercado vai comercializar. Continue lendo porque no próximo tópico vamos falar de uma dúvida comum: a temperatura dos congelados.
Qual a temperatura ideal de armazenamento de produtos congelados?
Para entender tudo sobre o armazenamento dos produtos congelados, precisamos saber sobre a temperatura deles. Logo, a melhor forma de ter essa informação é com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que faz as inspeções do setor alimentício.
A Agência diz que há critérios que precisam ser obedecidos para que se evite a reprodução de microrganismos, prevenindo o risco de contaminação, por exemplo. Um desses requisitos tem a ver justamente com a temperatura controlada dos itens congelados.
A temperatura ideal recomendada para congelados está no documento do Ministério da Saúde, a Resolução 35. Lá tem as regras sobre toda a Cadeia, inclusive, fala do armazenamento, transporte e distribuição. Veja esse trecho:
“O armazenamento de alimentos rapidamente congelados deve ser efetuado a uma temperatura apropriada para o produto com o mínimo de flutuações. Essa temperatura não deve ser superior à especificada no padrão individual do alimento. Entretanto, em caso algum, não pode ser superior a menos dezoito graus centígrados (-18º C) ”.
As informações mencionadas estão em conformidade com a lei da Anvisa para congelados, ou seja, a Resolução da Diretoria Colegiada 216/04. O documento tem todas as regras higiênico-sanitárias relacionadas aos alimentos, como a temperatura mínima e máxima.
Se você gostou de aprender sobre refrigeração para congelados e quer saber mais sobre armazenagem, acesse o nosso blog!