Sua empresa está preocupada com a otimização do estoque e ganho de produtividade operacional? Então, ela precisa de um porta-paletes. Essa é, sem dúvida, uma solução estratégica de grande relevância.
Em um cenário industrial dinâmico, ela contribui com a organização da operação, representando uma vantagem estratégica que impacta a performance das empresas.
Você não apenas melhora a organização, mas também:
- Verticaliza a armazenagem;
- Reduz perdas;
- Otimiza o tempo da sua equipe;
- Garante a segurança do processo.
Quer descobrir como essa solução pode transformar a sua logística interna e impulsionar seu crescimento? Continue a leitura e entenda o impacto real do porta-paletes na sua operação.
Porta-paletes: por que são estruturas de armazenagem essenciais?
Relativamente comuns em galpões logísticos, os porta-paletes são estruturas robustas projetadas para armazenar cargas paletizadas com eficiência.
Essa estratégia é fundamental para empresas que buscam movimentar e estocar grandes volumes de itens com eficiência, segurança e agilidade.
Regulamentados pela norma ABNT NBR 17150, que estabelece os requisitos para a estrutura de armazenagem deste tipo, os porta-paletes auxiliam a enfrentar uma série de desafios em sistemas logísticos.
Para melhor entendimento, considere os principais defeitos de outras estratégias:
- Armazenamento unitário: não é viável para grandes volumes;
- Empilhamento em blocos: é limitado em altura e segurança.
Logo, o uso do porta-paletes é parte importante para resolver essas questões; isto é, permite que o estoque cresça verticalmente, maximizando o espaço, sem a necessidade de grandes reformas estruturais.
Em vez de empilhar paletes diretamente um sobre o outro, o que pode gerar riscos, a estrutura cria níveis seguros e acessíveis para cada carga.
Tipos de porta-paletes: qual é o ideal para sua operação?
O porta-paletes possui um dinamismo que possibilita a estocagem de produtos com alturas, pesos e dimensões variadas. Consequentemente, a estrutura é ideal para diversas finalidades.
Há, basicamente, dois tipos:
1. Porta-paletes convencional
Modelo robusto e de fácil instalação e uso, o modelo convencional é ideal para movimentar cargas em espaços reduzidos e com boa agilidade.
A solução é adaptável a diversos tipos de cargas, levando praticidade para a maioria das necessidades.
Por característica, apresenta:
- Acessibilidade direta, facilitando a gestão do estoque e a agilidade na movimentação de produtos;
- Versatilidade para uma grande variedade de itens com diferentes pesos e tamanhos;
- Acesso direto a cada posição, facilitando a contagem e o controle de estoque.
- Custo-benefício, com investimento inicial menor em comparação a sistemas mais complexos.
2. Porta-paletes conjugado
Semelhante ao convencional, o tipo conjugado facilita tanto a estocagem quanto a exposição de produtos.
É recomendado para atacados e autosserviços, como o modelo cash & carry, que apresentou um crescimento de 12,9% em 2024, segundo pesquisas de mercado do Termômetro ABAD NielsenIQ, citado em uma reportagem da ABAD.
Essa solução oferece:
- Otimização de espaço e exposição, com um melhor aproveitamento não apenas para estocagem, mas também para exposição de produtos;
- Flexibilidade, com o potencial de ser moldado a partir da situação atual da empresa, adaptando-se a expansões e volumes maiores.
Veja também: Qual é a diferença entre Porta-Paletes convencional e conjugado?
Outras estruturas se destacam
No meio logístico, vale considerar sistemas autoportantes, drives (drive-in e drive-through) e flow rack como variações interessantes.
Embora com características específicas para determinadas necessidades (corredores estreitos ou o uso de transelevadores), todos visam a otimização e podem ser boas opções.
Como os porta-paletes otimizam a armazenagem e impulsionam a produtividade?
Se receber todas as manutenções necessárias, o uso do porta-paletes aumenta a eficiência operacional, tornando-a ágil, organizada e segura.
Mas os benefícios não param por aí, pois a solução engloba:
- Melhor aproveitamento do espaço: permite a verticalização do estoque. Ou seja, todo metro cúbico disponível no seu galpão pode ser utilizado, otimizando a área disponível;
- Maior eficiência: a padronização e a organização das cargas facilitam toda a operação, do acesso, passando pela movimentação e transporte;
- Segurança reforçada: o sistema de prateleiras aumenta a segurança no ato do empilhamento, minimizando riscos de acidentes com produtos e com a equipe;
- Controle otimizado e inventários facilitados: a organização permite um controle mais preciso, agilizando inventários e reduzindo erros;
- Menores custos e perdas: com danos reduzidos, sua empresa minimiza perdas e custos operacionais;
- Flexibilidade para layouts personalizados: por ser adaptável, o porta-paletes permite criar layouts conforme o produto e a demanda. Isto é, permite acompanhar o crescimento do negócio.
Sua armazenagem está custando caro para sua empresa? Baixe nosso checklist exclusivo e descubra se seu estoque está otimizado para o sucesso da sua indústria!
Como escolher a estrutura porta-paletes ideal?
Até aqui, você entendeu o que é um porta-paletes, seus tipos principais e os principais benefícios do investimento. Mas ainda há uma dúvida: como escolher o modelo ideal?
Essa dúvida é comum entre empreendedores. Mas, para garantir um investimento seguro e eficiente, você deve se atentar a alguns detalhes cruciais que garantirão bom custo-benefício:
- Material de fabricação: o aço é o material mais vantajoso. Além de robustez e resistência, ele é higiênico, lavável e tem uma vida útil significativamente maior, oferecendo excelente custo-benefício;
- Resistência: a estrutura deve suportar o peso e o volume das cargas armazenadas, além de acomodar todos os materiais com segurança;
- Sistema de regulagem: impacta diretamente o dia a dia da operação. Quanto maior a rotatividade, mais adaptável ele precisa ser. Mas, lembre-se: flexível não significa frágil;
- Configurações: considere um sistema que se alinhe ao fluxo operacional e aos equipamentos disponíveis (empilhadeiras e transelevadores).
Além destes pontos, a escolha de um bom fornecedor é decisiva e inegociável. O fabricante de porta-paletes escolhido deve ser confiável e ter profundo conhecimento técnico do assunto.
Diante da importância dessa etapa, falaremos do tema “fornecedor” a seguir.
Escolha um fabricante confiável e evite erros!
Pode até ser alarmante, mas enfrentar um colapso na estrutura é trágico, com consequências gravíssimas. Por isso, a escolha do fabricante deve ser um ponto central na sua análise de aquisição.
Se você busca um sistema funcional, que facilite sua logística e garanta a movimentação de cargas, conte com o porta-paletes Agra.
Com mais de 40 anos de experiência no segmento, somos pioneiros e referência em soluções de armazenagem, construindo um legado de confiança e excelência.
Na Agra, você não apenas tem soluções padronizadas, assim como projetos personalizados e otimizados para atender as suas características e necessidades específicas.
Além disso, atuamos em total conformidade com as normas vigentes para estabelecer as diretrizes do projeto, montagem e uso dessas estruturas, garantindo a máxima qualidade.
Não erre na escolha. Transforme seu estoque em um centro de produtividade. Conte com a Agra e otimize o seu sistema logístico.