Toda indústria que se preocupa com esse setor se torna mais estratégica. Afinal, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a experiência do cliente são diferenciais competitivos cada vez mais atuais. A boa logística de distribuição possibilita isso.
Por isso, neste blog, vamos explicar: o que é essa divisão logística, como funciona e quais as melhores estratégias para aplicá-la na empresa. Além das vantagens acima, com o consumidor satisfeito com a entrega, há um maior impacto financeiro para o negócio.
O que é a logística de distribuição
A logística de distribuição é uma divisão da logística responsável pelo fluxo de tarefas que torna viável a entrega de mercadorias aos clientes. É importante na garantia da melhor experiência dos consumidores. Geralmente, acontece através das seguintes etapas:
- Planejamento;
- Implantação;
- Controle.
Ela envolve as operações de transporte, também, de modo a suprir os pontos de vendas e outros canais. Essa movimentação, seja para o consumidor ou lojas, exige a aplicação de estratégias, como na roteirização das cargas e no monitoramento dos serviços.
Dada a conexão entre áreas, é possível entender porque essa divisão tem sido estratégica nas indústrias. Afinal, ao fazer com que os itens cheguem aos clientes no prazo e com qualidade, cria-se um diferencial competitivo. Ainda mais se tiver um menor custo.
As principais atividades dessa logística
Na logística de distribuição existem várias atividades em um mesmo layout, não se limitando ao picking (separação de pedidos). Em cada uma delas existe um objetivo, que vai ao encontro do melhor desempenho de todo o setor. Abaixo, conheça as principais.
Processamento de pedidos
Aqui acontecem ações de preparação, recebimento e acompanhamento de pedidos. Tem grande importância no ciclo porque reflete diretamente no tempo e custo das entregas.
Separação de pedidos
O picking separa os produtos conforme os pedidos. Depois, faz o envio para a área de expedição. Parece simples, mas o processo deve ser feito por especialistas.
Embalagem dos produtos
Agora, o packing. Ou seja, a acomodação dos produtos de modo confiável para chegar ao cliente com segurança. A proteção é extremamente necessária para experiência de compra.
Faturamento de pedidos
O billing é o faturamento dos pedidos. Essa área também é responsável por outras ações: geração de cobranças após o fechamento da compra e emissão de documentos fiscais.
Canal de distribuição
Essa atividade está relacionada aos meios de transporte usados pela empresa para fazer com que o produto chegue até o cliente. Para tanto, exige-se especificação de informações.
Roteirização de cargas
A roteirização é a partir das ferramentas de logística 4.0, criando trajetos de coleta e entrega de cargas. Dessa forma, ela considera: custo, tempo, segurança e qualidade da ação.
Expedição de produtos
A expedição é quando os itens saem do armazém ou centro de distribuição e iniciam o trajeto logístico. A data de expedição é uma métrica que valida a eficiência da operação.
Os benefícios da logística de distribuição
Separar e embalar produtos são passos iniciais dessa logística. Depois, roteiros e transporte. Tudo isso para chegar até o cliente em pouco tempo e com pouco custo. A missão não é fácil, mas, quando tem sucesso, garante vantagens competitivas.
Veja algumas.
Redução de custos
Tudo o que envolve custos logísticos tem importância na indústria. Afinal, esse é um dos setores que mais representam gastos nas empresas. Em algumas situações, fica atrás apenas do custo do produto.
Com a logística de distribuição eficiente, os custos indiretos são minimizados evitando o repasse para os consumidores. Um estudo de caso no Piauí apresentou uma economia de 12,34% nos custos variáveis após a criação de uma nova rota de distribuição.
Redução do tempo de entrega
O lead time é o tempo que vai do momento que o pedido é feito até o recebimento do produto. Quanto menor for esse tempo, melhor a experiência do cliente. Essa logística também contribui com isso, quando consegue garantir rapidez e qualidade nas entregas.
Uma solução para melhorar o desempenho e chegar nesse benefício é “mapear os tempos e criar mecanismos para ocorrências mais constantes que extrapolem o tempo desejado e aplicar medidas específicas”, como está em um estudo da Universidade Federal do Paraná.
Melhora da experiência do cliente
Mais uma vantagem é a melhor experiência do consumidor. Toda indústria busca cumprir esse objetivo e ele depende, entre tantos fatores, da boa logística. Como vimos, são várias atividades envolvidas e, quando os processos estão alinhados, gera confiança e satisfação na venda.
A comprovação está na pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru (SP) sobre a distribuição no e-commerce. “A tendência é atender os clientes de forma rápida e customizada. O futuro do e-commerce está intimamente vinculado à logística”.
Como ter sucesso na logística de distribuição
Sabemos o que é, quais as atividades e os benefícios da logística de distribuição. Então chegou o momento de entendermos o que é preciso fazer para ter sucesso nessa divisão. São várias estratégias que permitem isso. Portanto, separamos as principais. Veja!
Sistema de gestão automatizado
A primeira dica tem muito a ver com o avanço tecnológico, que impacta na gestão. O uso de softwares, programas e aplicativos tornou o setor muito mais rápido e com menos erros. Ao contrário de papéis e tabelas, que deixam a operação mais lenta e suscetível a falhas.
Uso de dados no planejamento de estoque
O planejamento de estoque também pode ser mais assertivo com o uso de dados para embasar decisões. Hoje, não se aceita mais a ideia do “acho que” ou “penso que”. Cada ação deve ser executada a partir de números, que vem dos indicadores de resultados.
Sistemas de armazenagem eficiente
Já os sistemas de armazenagem contribuem com a organização e otimização do estoque. Eles permitem que as atividades aconteçam mais rapidamente, da localização de cada item ao envio das mercadorias. Atualmente, há vários sistemas disponíveis no mercado.
Sua logística de distribuição precisa de armazenagem eficiente
A logística de distribuição é o primeiro passo para melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, atingir o sucesso do negócio. Após isso, é necessário aplicar as técnicas que vão trazer os melhores resultados.
Afinal, é a prática indo ao encontro da teoria. O que faz todo sentido quando se considera um crescimento previsto de 50% até o fim do ano para a logística, conforme pesquisa da Transparency Market Research.
Para começar, avalie o seu sistema de armazenagem e descubra se é eficiente. Como? Temos um checklist gratuito que traz a resposta. Nele, explicamos o que é preciso ter e o que se pode fazer para tornar a operação menos custosa e mais produtiva.
Baixe agora mesmo no e-mail e dê o primeiro passo para uma logística otimizada: