O gestor ou diretor de uma empresa que visa tornar a área de armazenagem mais eficiente precisa conhecer as estratégias disponíveis. Abaixo, saiba o que é a verticalização de estoque e o porquê ela permite o ganho de competitividade na indústria.
A prática aumenta a capacidade de armazenamento de produtos sem a necessidade de grandes investimentos. Atualmente, é uma solução inteligente, que promove o ganho de produtividade dentro das empresas de diversos setores.
Por isso, antes de tomar a sua decisão sobre como vai expandir o seu negócio, entenda o conceito e as vantagens de ter um estoque verticalizado.
O que é a verticalização de estoque?
A verticalização de estoque é uma metodologia que colabora com o desenvolvimento de uma armazenagem mais inteligente e eficaz.
Até porque o estoque é essencial para o funcionamento das empresas. Aqui ocorre o armazenamento de insumos e mercadorias que serão distribuídos mais tarde ou usados na fabricação de novos produtos.
A boa gestão de estoque traz resultados positivos para a indústria, seja na hora de disponibilizar uma mercadoria para o cliente ou para iniciar uma produção.
Só que ainda que se tenha um bom sistema de gestão de armazenamento, o problema, muitas vezes, tem a ver com a falta de espaço físico. Afinal, onde estocar tantos insumos e mercadorias? É nessa hora que entra a ideia da verticalização de estoque!
Quanto mais uma empresa cresce, maior a necessidade de um bom armazenamento. É por isso que verticalizar é uma decisão estratégica e que você precisa considerar a partir de agora.
O conceito de verticalização de estoque
A verticalização de estoque pode ser definida como estratégia inteligente usada na etapa de armazenagem que permite a expansão do estoque sem a necessidade de investir em novos espaços.
A técnica aglomera as mercadorias via projetos personalizados de modo organizado no sentido vertical. Ou seja, para cima, do chão ao teto. Popularmente, é o que muita gente conhece como empilhar produtos.
A metodologia de armazenamento tem sido a mais usada em diversas situações. Principalmente nas empresas que estão crescendo e querem aumentar o volume dos itens estocados sem gastar muito.
Qual o objetivo da estrutura verticalizada da estocagem?
A maioria dos negócios que buscam a verticalização de estoque precisam fazer a conta a partir dos valores dos aluguéis dos espaços atuais com a soma dos novos ambientes que terão que ser alugados.
Dessa forma, aproveitar os espaços existentes surge como melhor resposta porque se torna, financeiramente, mais viável para as operações.
A verdade é que não é uma tarefa fácil resumir um único objetivo para a aplicação da estratégia da verticalização de estoque – ainda que a questão financeira tenha um grande peso na tomada de decisão.
Há pelo menos três pontos positivos determinantes na vida dos gestores e diretores:
- O aumento do volume de mercadorias no estoque;
- O melhor aproveitamento do espaço de estocagem;
- A melhor eficiência da distribuição dos produtos.
Para quem busca esses resultados, a adoção dessa estrutura se torna uma resposta concreta. A tendência traz vantagens como a diminuição dos custos operacionais e a agilidade no processo de distribuição. Saiba mais a seguir.
As principais vantagens da verticalização de estoque
Até aqui, vimos que verticalizar o estoque permite armazenar, organizar e distribuir os produtos mais rapidamente e em maior volume. Isso torna a operação mais enxuta e eficaz. Agora é hora de detalhar essas vantagens, veja.
1 – Mais espaço
Um dos benefícios da aplicação da verticalização de estoque é conseguir mais espaço de armazenamento no estoque. É uma vantagem expressiva porque permite que as mercadorias sejam alocadas tanto na horizontal quanto na vertical.
O contrário também é verdadeiro: se o local do estoque já ocupa um percentual dos custos fixos da empresa, por que desperdiçar o espaço disponível, que poderia ser produtivo? A decisão é estratégica porque aumenta a competitividade do negócio.
2 – Mais organização
A próxima vantagem tem a ver com a organização do ambiente. Se é possível conseguir mais disponibilidade de espaço, logo, há uma chance maior de ter um estoque organizado. Assim, separando os itens por categorias ou dimensões.
Uma consequência disso é a redução no tempo de separação porque com produtos mais próximos e organizados, mais rápida será a tarefa. É outra vantagem competitiva já que o tempo de entrega será reduzido para os clientes.
3 – Melhor layout
O layout do local de armazenagem é maior do que a distribuição dos produtos no espaço. O ideal é que se considere as categorias deles. Afinal, armazenar bolachas é diferente de estocar eletrodomésticos, entre outros exemplos.
O estoque verticalizado favorece um layout inteligente, ao passo que é possível se adequar ao giro dos itens: os de maior saída ficam em locais mais acessíveis e os de menor saída ficam em lugares que precisarão de mais esforço para o acesso.
4 – Melhor distribuição
Com a verticalização de estoque, os colaboradores da área terão mais facilidade para encontrar o que precisa ser separado. Logo, o processo de distribuição se torna mais rápido e mais assertivo. O que traz consequências positivas.
Uma curiosidade é que as indústrias que implementam a técnica conseguem dobrar ou até mesmo triplicar a capacidade de estocagem sem que seja necessário aumentar um único metro quadrado da planta.
5 – Menos custo
Com a estrutura verticalizada, as empresas vão ter uma economia no custo durante o processo de expansão do estoque. O espaço bem-aproveitado faz com que não seja necessário um novo lugar de armazenamento.
A estratégia é uma ótima ideia para negócios em fase de crescimento, porém, não querem fazer a mudança física. Na área de armazenagem, a verticalização é a solução mais adotada nessa situação, independente do segmento.
6 – Melhor gestão
Com tantos benefícios fica mais fácil entender porque a gestão de estoque é melhorada a partir de uma única mudança de estrutura de armazenagem. O melhor trânsito das pessoas com a melhor distribuição dos produtos previne os erros.
Outro ponto positivo é que com o sistema organizado, os colaboradores não vão perder tempo procurando mercadorias e nem vai haver o risco de que o controle interno esteja incorreto – o que poderia inviabilizar uma venda, por exemplo.
7 – Melhor custo-benefício
Ao avaliar cada um dos tópicos acima, nota-se que a relação entre investimento e retorno é positiva na verticalização de estoque. Na conta, considere o aumento da capacidade de armazenamento e a velocidade da operação, por exemplo.
Esses pontos vão tornar a expansão possível e com mais chances de bons rendimentos e de maneira definitiva. O investimento será colhido em pouco tempo- mais rápido do que em um projeto de expansão com novos espaços para estoque.
Conheça os melhores projetos para criar um estoque verticalizado.
Vale a pena terceirizar o armazenamento?
Antes do fim do texto, vamos deixar aqui uma reflexão. Outra das estratégias para conseguir aumentar o volume estocado é a contratação de fornecedores de armazenamento, alternativa para os negócios que não se interessam por alugar ou comprar novos espaços.
Se você está nessa fase da sua jornada como gestor ou diretor, também deve ter avaliado essa opção disponível no mercado. No entanto, considere que ela vai impactar no fluxo de caixa mensal do seu negócio, independente de qual seja a parceria feita.
Apesar de ser uma solução que tem crescido no mundo todo nesses últimos anos, especialmente em lugares ao entorno dos grandes centros urbanos e industriais, a estratégia drena recursos da empresa.
Assim, a verticalização de estoque se mantém como melhor alternativa para expandir o estoque, já que é muito mais permanente. Assim tornando-se um investimento próprio – diferente da terceirização que tem prazo de vencimento contratual.
Então, conheça os melhores projetos para criar um estoque verticalizado.