O porta paletes é uma estrutura de armazenagem considerada uma das melhores soluções para indústrias que querem estocar produtos de forma organizada, segura e rápida.
Essa é uma informação importante quando consideramos o aumento na demanda de produtos em todo mercado consumidor, dado o aumento da população no Brasil.
Logo, as empresas que querem crescer são incentivadas a terem um estoque otimizado, isto é, mais amplo e mais eficiente. Esse simples diferencial, a tornará mais competitiva.
E as estruturas de armazenagem surgem como solução para esse desafio, já que possibilitam aumentar e organizar o estoque sem grandes mudanças estruturais.
Continue lendo e descubra como o porta paletes impacta toda a logística interna.
O que são estruturas de armazenagem porta paletes?
Os porta paletes são estruturas para armazenar cargas paletizadas, que são mercadorias unitizadas sobre um palete, fazendo com que vários produtos se tornem um único volume.
Por isso, são soluções viáveis para supermercados e outras indústrias que visam:
- Ter um melhor controle da logística interna e/ou
- Expandir a área estocada de maneira econômica.
A estratégia da paletização faz muito sentido quando as empresas querem realizar o armazenamento e a movimentação de itens em maior quantidade.
O sistema faz parte do conceito da Logística 4.0, que usa as novas tecnologias para integrar áreas, como o estoque com vendas e suprimentos.
Para uma definição ilustrativa, considere que:
- Armazenagem unitária não é viável quando há grande volume;
- E em blocos não permite o empilhamento muito alto.
Então, o porta paletes surge para permitir que o estoque cresça verticalmente, ampliando o espaço utilizado sem precisar de mudanças estruturais no ambiente.
Ao invés de empilhar paletes sobre paletes, o que não é recomendado, a estrutura cria prateleiras, ou melhor, níveis. Com isso, possibilita a paletização de forma segura!
Quais são os tipos de porta paletes?
O porta paletes é montado por meio de uma estrutura que permite a alta rotatividade dos paletes. A ação é possível a partir das longarinas ajustáveis em cada espaço.
Esse dinamismo é que possibilita a estocagem de produtos em alturas variáveis, dando suporte os itens de vários pesos e dimensões.
Ou seja, essa estrutura de armazenagem é flexível para várias finalidades, considerando a característica de guardar diferentes tipos de produtos em grande volume.
A partir disso, saiba que existem dois tipos de porta paletes principais, conheça-os.
1 – Porta paletes convencional
O modelo convencional é robusto e fácil de usar, sendo bastante versátil para vários paletes e cargas. É excelente para movimentar cargas em espaços reduzidos e de forma ágil.
2 – Porta paletes conjugado
Já a opção conjugada é parecida, no entanto, muda o fato de permitir um melhor aproveitamento de espaço, tanto para estocar quanto para expor produtos.
Por isso, tem uma maior indicação para atacados e autosserviço, como cash & carry. Inclusive, esse modelo de negócio cresceu 49% no último ano, apontou uma pesquisa.
Outros porta paletes
Alguns autores e profissionais logísticos também gostam de mencionar os autoportantes, drives e flow rack como uma variação do porta paletes.
O que faz sentido quando pensamos que são soluções para certas necessidades. O drive-through serve para corredores estreitos e drive-in para transelevadores, por exemplo.
Como os porta paletes otimizam a armazenagem?
O uso de porta paletes traz como principal vantagem para as empresas o fato de tornar a operação mais eficiente, com agilidade, organização e segurança.
Só que não é apenas isto. Este tipo de estrutura de armazenagem também possibilita as seguintes otimizações no estoque:
- Melhor aproveitamento do espaço disponível com a verticalização;
- Maior eficiência na movimentação de cargas, dada a padronização delas;
- Maior segurança durante a operação, especialmente no manuseio dos paletes;
- Otimização da operação no controle dos produtos e inventários facilitados;
- Redução de custos e perdas, devido à diminuição de danos na armazenagem.
Além disso, há outros pontos benéficos, como acontece quando há necessidade de adaptar o espaço para novos produtos, criando layouts personalizados.
Agora, você já se perguntou alguma vez se a sua armazenagem é eficiente? Existe um checklist gratuito disponível para validar a resposta, baixe-o no seu e-mail:
Como escolher uma estrutura porta paletes?
Dada as vantagens destacadas acima, a dúvida passa a ser: como escolher uma estrutura porta paletes que realmente seja eficiente?
Para garantir segurança das operações desde o início, os compradores e gerentes de compras devem se atentar a alguns detalhes que vão garantir o melhor custo-benefício.
Confira!
Material de fabricação
O porta palete de aço é o mais vantajoso do mercado, porque esse material indica robustez e resistência. Além disso, são higiênicos e laváveis, dispensando o uso de fumigação.
Entre as opções disponíveis, o aço possui um ótimo custo-benefício, inclusive, por ter um tempo de vida bem mais elevado.
Resistência da estrutura
Uma das principais questões relacionadas a resistência da estrutura tem a ver com o peso e os volumes das cargas que serão alocadas ali.
É preciso que o porta paletes seja um sistema de armazenagem capaz de suportar os produtos estocados e alocar todos os tamanhos de itens disponíveis no seu negócio.
Sistema de regulagem
O sistema de regulagem dos porta paletes impacta no dia a dia de trabalho. Sendo que quanto mais rotativa a movimentação de materiais, mais flexível deverá ser esse sistema.
Mas, entenda que essa flexibilidade é sobre ser adaptável e não frágil. Veja um exemplo para entender melhor: para químicos, é preciso permitir a circulação do ar entre os objetos.
Configurações da estrutura
Além do material, resistência e regulagem, outro ponto fundamental na sua pesquisa de porta paletes é o das configurações dessa estrutura.
Dependendo do fluxo operacional da empresa, uma estrutura será melhor do que a outra, como nos equipamentos disponíveis, como empilhadeiras e transelevadores.
Fabricante de porta paletes
Uma última dica necessária para ser assertivo na compra de porta paletes é sobre avaliar o fornecedor. Um fabricante de porta paletes deve ser confiável e ter conhecimento técnico.
Ele deve informar, por exemplo, a capacidade de carga em cada vão, permitindo um carregamento que não comprometa a estrutura.
Atenção aos fabricantes de porta paletes
Ainda que seja uma notícia chocante, considere que um colapso no porta paletes pode acontecer em até 24 horas e ter consequências gravíssimas, de grande magnitude.
Por isso, conhecer os fabricantes também deve entrar no seu estudo de aquisição.
Se você busca um sistema de armazenagem funcional, que facilite a operação logística e permita a movimentação de cargas com segurança, conheça a Agra Indústria.
Ela é pioneira neste tipo de solução, sendo uma referência no mercado nacional.
Inclusive, cria soluções personalizadas e otimizadas para todas as indústrias, respeitando as características de cada uma.
Além disso, atua de maneira condizente com a ABNT 15524, que traz orientações sobre o projeto, cálculo, montagem e uso dessas estruturas.
Então, conte com a Agra Indústria e otimize o estoque de maneira assertiva e segura: