As principais tendências da refrigeração comercial envolvem diversas áreas. Do planejamento do estoque à otimização de espaço. São soluções que agregam no melhor desempenho da indústria, assim como na melhor experiência dos clientes.
O que é extremamente importante porque, como publicado na Apas Show, 68% das pessoas valorizam a ambientação dos supermercados. Portanto, se os clientes se sentem felizes, obviamente, a sua empresa está no caminho.
Afinal, essa melhor experiência do usuário, hoje em dia, vale ouro!
Ainda mencionando as pesquisas de mercado, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) tem um dado muito interessante que concorda com a informação acima. “Clientes pagam até 20% a mais para ter uma experiência melhor”.
Sendo assim, vamos às tendências focadas no usuário!
Normalização dos estoques
A primeira tendência é, com certeza, motivadora. Durante e após a pandemia, criou-se uma grande dificuldade em equilibrar os níveis de estoque. Afinal, o comportamento de consumo mudou e, também, a oferta dos produtos, principalmente os alimentícios.
Só que essa incerteza ficou para trás e agora os estoques otimizados indicam estabilidade, item necessário para os negócios prosperarem. É claro que apenas prever o futuro é um grande risco, mas dá para se apoiar em planejamentos mais assertivos.
A verdade é que todo negócio deve se preocupar com essa média, sem errar pela falta ou excesso de estoque. Ter um estoque estável, atualmente, significa fazer alocações e investimentos inteligentes, de modo a usar melhor o espaço disponível aos clientes.
Eficiência energética
Com o aumento da preocupação e o interesse das pessoas com o aquecimento global, as indústrias precisam ser cada vez mais conscientes na refrigeração comercial. E a eficiência energética se conecta com esse conceito.
Isso porque os equipamentos mais eficientes consomem menos energia elétrica sem comprometer o desempenho. Recentemente, publicamos um texto falando sobre os requisitos para escolher os sistemas e ferramentas que fazem parte do supermercado.
Um deles é sobre as tecnologias. Nesse contexto, “Os componentes eletrônicos instalados fazem diferença no cálculo do custo-benefício da compra. Afinal, precisam ser potentes sem consumirem mais energia elétrica”. Para ler na íntegra, clique aqui.
Manutenção inteligente
Outra tendência, que acaba indicando a tomada de decisão estratégica das empresas, é o plano de manutenção inteligente. Isto é, os cuidados periódicos que devem acontecer nos equipamentos, de modo que evite problemas mais graves e, portanto, mais caros.
É o caso de vazamentos de fluidos ou outras falhas que, a princípio, parecem pequenos entraves. Entretanto, resultam em desafios enormes, ainda mais quando prejudicam o bom funcionamento do maquinário e aumentam o consumo de energia, por exemplo.
Aqui ainda podemos pincelar o conceito da IA na refrigeração. A Inteligência Artificial atua em várias áreas, como na manutenção preditiva, prevendo e evitando falhas. Assim como no aprimoramento das medidas de segurança.
Energia renovável
Um tema que está em pauta há algum tempo, mas ainda se apresenta como tendência da refrigeração comercial, é a energia renovável. O melhor exemplo vem da energia solar, que pode ser usada para alimentar todo o sistema, até mesmo em áreas mais remotas.
Nesse tópico, também vale a pena mencionar a solução dos refrigerantes naturais, que vão ao encontro da sustentabilidade corporativa. Assim, a novidade promove menor impacto ambiental e mantém a melhor eficiência dos sistemas de refrigeração.
Otimização de espaços
Tendência em toda indústria, a otimização de espaço tem muito a ver com estoque, armazenagem e, também, a refrigeração. As novas tecnologias permitem atender essa demanda mais exigente de forma autêntica e sem perder qualidade na operação.
Isso porque esse tipo de equipamento tem sido fabricado, cada vez mais, para ocupar menos espaços, com compressores e unidades condensadoras menores do que os modelos iniciais. Tem muito a ver com a ideia de empresas compactas e funcionais.
Integração de áreas
A integração de áreas é um agente transformador na indústria. Enquanto se pensa muito em soluções de armazenamento refrigerado, também se investe em um tipo de “pacote completo”, o que inclui serviços como de transporte e serviços de valor agregado.
Na prática, isso também nos leva a avaliar outra inteligência, dos dados. Para uma melhor ideia, considere integrar ferramentas e recursos, de modo a ter em mãos números, percentuais e informações em tempo real que auxiliam na tomada de decisão:
- EDI (Troca Eletrônica de Dados);
- ERP (Planejamento de Recursos Empresariais);
- WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns);
- TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte).
Essa uniformidade é uma realidade em empresas que lidam com a refrigeração, como supermercados e atacadistas. Estamos diante de um único sistema que conecta tudo, permitindo uma visão geral, completa e mais eficiente.
Custo-benefício
A maioria das tendências acima mostra a importância de tomar decisões cada vez mais assertivas que garantam o melhor custo-benefício. Isso também acontece na hora de comprar novos equipamentos, estruturas de armazenagem e outras tecnologias.
Um ótimo exemplo vem dos freezers horizontais AGRA. É um equipamento que armazena, conserva e expõe os produtos de maneira muito eficiente. Assim, além de garantir a qualidade das mercadorias, o mercado consegue atrair clientes e gerar vendas.
Esse tipo de produto agrega valor também no layout da loja. O motivo é que tem um design que possibilita a montagem de ilhas de congelados. Logo, a organização interna melhora, facilitando a vida dos consumidores.
Parceiros confiáveis
Sabe qual é a principal tendência na refrigeração comercial na hora de buscar um fornecedor confiável? Avaliar aqueles que atendem as conformidades regulatórias e de responsabilidade ambiental. Afinal, são requisitos que garantem o controle de custos.
Hoje, há uma grande valorização em instalações modernas que atendem as expectativas de lojistas e consumidores. Em toda América Latina, as soluções de armazenagem que mais fazem sucesso são as que garantem o alto padrão de serviços.
Há de considerar, também, uma mudança no padrão de consumo dos brasileiros, que vai ao encontro de outros países do nosso continente. É o aumento no consumo dos produtos frescos e congelados. Por isso, ter uma cadeia de frio eficiente se faz necessário.
Refrigeração comercial e muito mais no blog AGRA
Esse é um dos nossos conteúdos sobre refrigeração comercial. No nosso blog, temos outras publicações do mesmo assunto. Por lá, dá para aprender sobre layout, a importância da cadeia do frio e tantos outros temas relevantes. Acesse o blog e confira.