Entender o que é LIFO e FIFO se faz fundamental em empresas que armazenam produtos e querem manter a boa disponibilidade deles, evitando os desperdícios e os custos extras.
A seguir, veja quais as indicações de cada um dos métodos e as diferenças entre eles.
A importância do LIFO e FIFO
Entre ferramentas e tecnologias, as empresas de todos os segmentos estão se preocupando em ter negócios otimizados. E LIFO e FIFO podem fazer parte disso.
Especialmente, com relação ao controle de estoque.
Sabia que é possível alcançar o nível mínimo para que as atividades aconteçam sem exceder as mercadorias e, ao mesmo tempo, diminuir custos operacionais?
Se acha que isso é impossível, saiba que essa possibilidade acontece a partir de detalhes e tem a ver com os métodos de estocagem citados neste artigo: LIFO, FIFO e FEFO.
E a boa notícia é que são opções viáveis em todos os tipos de estoque:
- Estoque de materiais;
- Estoque de produtos em processos;
- Estoques de produtos acabados;
- Estoques em trânsito;
- Estoques em consignação.
Dessa forma, optar por um deles pode indicar vantagens competitivas para as empresas:
- Controle mais simplificado na movimentação de mercadorias;
- Auxílio na precificação do produto;
- Maior agilidade na organização do estoque;
- Menos desperdícios e maior lucratividade.
A partir deste contexto, vamos detalhar esses métodos. Confira!
Mas, o que é o LIFO e o FIFO?
O primeiro passo é conhecer as siglas, afinal, o que significa LIFO e FIFO? Confira:
- LIFO: Last-in, First-out / UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair);
- FIFO: First-in, First-out / PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair).
Ou seja, ambas abordagens referem-se ao melhor gerenciamento de estoque, mas seguem recomendações diferentes na execução do controle das mercadorias, nos quais:
- LIFO: produtos mais recentes saem primeiro para venda ou produção;
- FIFO: produtos mais antigos saem primeiro para venda ou produção.
Isso explica porque essas soluções podem ser interessantes na sua empresa, o que vai depender de análises, como: tipo de negócio e de produto – veremos mais a seguir.
Vantagens do LIFO e FIFO
Cada uma das metodologias tem suas características, que devem ser condizentes com os objetivos da empresa.
O LIFO, por exemplo, é excelente na garantia do frescor dos produtos, o custo-médio ponderado e a minimização de obsolescência.
Também há um ponto positivo quanto aos benefícios fiscais, já que o custo dos itens vendidos é baseado nos mais recentes adquiridos, reduzindo a base tributável.
Já o FIFO é ótimo na redução de perdas em produtos vencidos os obsoletos, além de possibilitar melhor controle de qualidade, rastreabilidade e a melhor gestão do estoque.
Qual a diferença entre LIFO, FIFO e FEFO?
Até aqui, possivelmente, ficou simples ver que o LIFO é um método que possibilita melhores resultados em setores que possuem mercadorias não perecíveis.
Já o FIFO é comum em locais com perecíveis (como os alimentos in natura, semi-preparados, preparados e prontos para consumo).
E o FEFO? A sigla indica First Expired, First Out ou Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair. Ou seja, o principal ponto aqui é a data de validade, independente da entrada no estoque.
A informação é fundamental no resultado da prevenção às perdas, minimização de riscos por vencimento. Logo, interessante em indústrias de alimentos, medicamentos e cosméticos.
Exemplos de LIFO e FIFO
Também é legal de saber que um mesmo estabelecimento comercial ou indústria pode usar mais do que um método de armazenamento:
- LIFO: indústrias e comércio de commodities;
- FIFO: alimentos, farmacêuticos e eletrônicos;
- FEFO: alimentos, cosméticos e farmacêuticos.
Em todo caso, devem acompanhar o objetivo do negócio, podendo ser:
- LIFO: reduzir lucro contábil e simplificar a gestão;
- FIFO: garantir a qualidade e controlar o estoque;
- FEFO: evitar perdas e cumprir normas.
Além de considerar o setor e o objetivo, as empresas também devem pensar em como essas metodologias contribuem para a otimização do estoque.
Ou seja, o fluxo de trabalho precisa ser em alto desempenho ao mesmo tempo que garante a prevenção da qualidade dos produtos. Isso é ser competitivo.
E, dessa forma, o uso de sistemas de armazenagem se torna estratégico na potencialização dos métodos escolhidos. Por exemplo:
- Drive-in é comum no método LIFO, otimizando a área de armazenamento;
- Porta paletes é ideal para FIFO porque evita que produtos vençam no estoque;
- Drive-through no FIFO exige áreas livres com acesso em ambos os lados;
- Flow rack é indicado no armazenamento manual da operação FIFO.
Entre outras, essas são hipóteses que podem acontecer na sua empresa. Afinal, contribuem com esse fluxo otimizado e o melhor aproveitamento do espaço disponível, colaborando com uma operação altamente eficiente.
A Agra tem um checklist para gestores que querem descobrir se suas empresas têm um processo de armazenagem otimizado, baixe-o gratuitamente:
Quais os sistemas de armazenagem para LIFO e FIFO?
Durante a escolha do melhor sistema de armazenagem nos métodos LIFO e FIFO, é imprescindível considerar características das soluções, mas também dos negócios!
Por exemplo, para armazenar produtos alimentícios que precisam de controle de temperatura será preciso investir na refrigeração comercial.
O que é diferente de outros produtos de supermercados atacadistas e varejistas, tais quais os não perecíveis ou que possuem prazo de validade maior.
Além disso, há alguns tipos de produtos mais alongados ou pesados que exigem estruturas apropriadas dadas características como tamanho e volume.
No geral, portanto, avalia-se:
- O tipo de carga e mercadoria;
- O espaço físico disponível;
- A rotatividade do estoque;
- Os equipamentos de movimentação e transporte;
- Os custos da operação.
A partir disso, chega-se aos melhores resultados no que tange a pergunta sobre qual é o sistema de armazenagem ideal para LIFO e FIFO.
Na prática, pense nestes exemplos que ilustram os mais variados cenários:
- LIFO: fabricante de componentes que usa drive-in para altas quantidades, de modo que os mais recentes sejam usados primeiro na produção de produtos.
- FIFO: distribuidora de alimentos que usa estantes com lácteos, de modo que os produtos com vencimento mais próximo sejam distribuídos primeiramente.
Então, sem se esquecer da importância de validar as características dos negócios, saiba que existem indústrias que, comumente, usam certos métodos como apropriados. Veja:
- LIFO: metalúrgicas, veículos, petróleo, tecnologia;
- FIFO: alimentos, hospitalares, farmacêuticos, eletrônicos, conveniências.
Tudo isso explica porque a escolha entre LIFO e FIFO tem a ver com os objetivos estratégicos das empresas, já que impactam em toda operação.
O melhor sistema de armazenagem para a sua empresa!
Sabendo disso, a sugestão é pensar em sistemas de armazenagem que atendam às necessidades da sua empresa e, assim, a Agra surge como empresa parceira.
Desde a década de 1980 no mercado, possui muito conhecimento no segmento de logística, armazenagem e exposição de produtos.
O que explica como consegue apresentar projetos personalizados ao mercado, de maneira funcional, segura e com melhor custo-benefício. Entre eles:
- Porta paletes convencional e conjugado;
- Drive-in dinâmico, drive-in tradicional e drive-through;
- Estantes galvanizadas e pintadas;
- Racks empilháveis e flow rack;
- Cantilever;
- Mezaninos e divisórias, etc.
Não fique com dúvidas, entre em contato com os consultores Agra e faça um orçamento: