O e-commerce brasileiro está em franca expansão, impulsionado pela digitalização e mudanças nos hábitos de consumo. No entanto, isso desafia o setor, especialmente no que diz respeito ao armazenamento de estoque.
Este ponto está relacionado à gestão eficiente de produtos e é crucial para garantir a satisfação do cliente, assim como evitar perdas com avarias e otimizar custos operacionais.
Diante desse cenário, surge a dúvida: é melhor ter um armazém próprio ou terceirizar a logística? Qual vale a pena investir?
Este artigo irá explorar as vantagens e desvantagens de cada opção, fornecendo informações valiosas para auxiliar na tomada de decisão de vendedores ligados ao comércio eletrônico. Boa leitura!
Por que ter um sistema de armazenamento eficiente para o e-commerce?
Desde a pandemia, o segmento de comércio eletrônico não para de crescer no Brasil. Dados da E-commerce Brasil destacam uma expansão acentuada do segmento.
Estimativas indicam que haverá um salto de R$ 349 bilhões, obtidos em 2023, para R$ 557 bilhões em 2027. Tal fato evidencia a transição nos padrões de consumo para o ambiente online.
De fato, o e-commerce tem ainda muito espaço para crescer. Dados de um relatório da FTI Consulting, apresentado à CNN Brasil, mostram que 9% do total de vendas realizadas no varejo brasileiro vem do segmento.
Mas, ficamos atrás do México, com 14%. Ou seja, as oportunidades vão aparecer. No entanto, para aproveitar ao máximo esse potencial, é fundamental contar com sistemas de armazenagem eficientes, otimizados e seguros.
Para isso, é preciso ser muito estratégico. Afinal, o e-commerce possui particularidades que devem ser consideradas:
- Variedade de produtos: os departamentos logísticos lidam com um grande volume de itens, exigindo um sistema flexível e organizado;
- Sazonalidade: a demanda por determinados produtos tende a variar ao longo do ano, exigindo adaptações no espaço de armazenamento;
- Velocidade de entrega: segundo o Sebrae, a entrega rápida é um importante pilar da experiência de compra, exigindo um sistema de armazenamento que facilite a separação e expedição dos produtos;
- Otimização do fulfillment: este termo representa o processo completo de recebimento, processamento e envio de pedidos em um e-commerce. Se bem analisado, pode resultar em um diferencial importante.
Tipos de armazenamento para estoque do e-commerce
A sua empresa decidiu entrar no comércio eletrônico? Ótima estratégia!
Mas, para evitar maiores problemas é essencial preparar a logística para e-commerce. Um bom começo é escolher o tipo de armazenamento ideal.
Aqui, não há o melhor nem o pior tipo, tudo depende do tipo de negócio a ser gerido. Afinal, existem alguns modelos de estoque que você pode adotar.
Neste artigo, apresentamos três tipos:
Armazenamento próprio
Este é um espaço que pertence à empresa que detém as mercadorias. Neste caso, tanto a gestão do estoque quanto do centro de distribuição são de responsabilidade da própria empresa.
Além disso, a manutenção do armazém e dos processos envolve treinamentos constantes e sistemas de segurança adequados.
Vantagens:
- Controle total sobre o estoque e as operações;
- Flexibilidade para adaptar o espaço e os processos às necessidades da empresa;
- Possibilidade de personalização.
Desvantagens:
- Alto investimento inicial em infraestrutura, sistemas de armazenagem e mão de obra;
- Custos fixos elevados com manutenção, segurança e pessoal;
- Necessidade de expertise em gestão logística.
Armazenamento terceirizado
A terceirização do armazém é uma forma de delegar a gestão da cadeia logística a um operador. Ele tem experiência em todas as etapas do processo, desde o projeto e planejamento até o fulfillment completo.
A empresa contratada dispõe de profissionais capacitados, equipamentos e tecnologia necessários para o bom desempenho das atividades.
Com isso, a contratante pode se concentrar em aspectos mais estratégicos do e-commerce, deixando a logística a cargo de profissionais especializados.
Vantagens:
- Redução de custos com infraestrutura, equipamentos e mão de obra;
- Capacidade de acesso à expertise e tecnologia de ponta na área logística para e-commerce;
- Flexibilidade para aumentar ou diminuir o espaço conforme a demanda.
Desvantagens:
- Menor capacidade de controle geral;
- Dependência de um fornecedor externo;
- Possibilidade de custos adicionais com serviços extras.
In House
As operações In House são executadas por um terceiro no armazém do cliente. Ou seja, o operador logístico contratado leva sua equipe treinada, equipamentos e tecnologia para dentro da estrutura do cliente.
Nessa estratégia, usa-se o espaço já existente e a contratação de todo o know-how para o fluxograma do recebimento, acondicionamento, armazenagem, separação (picking) e expedição de produtos nas instalações próprias.
Vantagens:
- Aproveitamento do espaço já existente;
- Combinação do controle do armazém próprio com a expertise de profissionais;
- Maior integração entre as equipes da empresa e do operador logístico.
Desvantagens:
- Necessidade de estrutura adequada para a instalação da equipe e dos equipamentos;
- Possibilidade de conflitos entre as equipes da empresa e da terceirizada;
- Grande dependência do operador logístico.
Mas afinal, qual é a melhor opção?
Como destacado no tópico anterior, não há o melhor ou o pior sistema de armazenamento de estoque e logística para e-commerce. É preciso considerar vários pontos e detalhes.
Mas, de forma geral, as recomendações são:
- Armazém próprio: ideal para grandes volumes de vendas, alta variedade de produtos e necessidade de controle total sobre o estoque;
- Armazém terceirizado: recomendado para empresas de pequeno e médio porte e com menor volume de vendas ou que desejam focar em outras áreas do negócio;
- In House: adequado para quem possui espaço físico, mas depende de mais expertise em logística e deseja otimizar suas operações.
- Mas, independente do tipo, o passo fundamental é ter um sistema de armazenamento eficiente e otimizado. Afinal, esse é o coração de toda operação.
Seu sistema de armazenagem é eficiente para o e-commerce?
A escolha entre armazém próprio e terceirizado depende das necessidades e características específicas. No entanto, independentemente da opção escolhida, é fundamental garantir que o sistema seja eficiente, otimizado e seguro.
Para auxiliar empresas, a Agra criou um checklist completo para uma avaliação mais assertiva da situação real da operação.
Com o checklist, você poderá identificar os pontos de melhoria. Logo, poderá tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.
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