Armazenamento de estoque para e-commerce: próprio ou terceirizado?

O e-commerce brasileiro está em franca expansão, impulsionado pela digitalização e mudanças nos hábitos de consumo. No entanto, isso desafia o setor, especialmente no que diz respeito ao armazenamento de estoque.

Este ponto está relacionado à gestão eficiente de produtos e é crucial para garantir a satisfação do cliente, assim como evitar perdas com avarias e otimizar custos operacionais.

Diante desse cenário, surge a dúvida: é melhor ter um armazém próprio ou terceirizar a logística? Qual vale a pena investir?

Este artigo irá explorar as vantagens e desvantagens de cada opção, fornecendo informações valiosas para auxiliar na tomada de decisão de vendedores ligados ao comércio eletrônico. Boa leitura!

 

Por que ter um sistema de armazenamento eficiente para o e-commerce?

Desde a pandemia, o segmento de comércio eletrônico não para de crescer no Brasil. Dados da E-commerce Brasil destacam uma expansão acentuada do segmento.

Estimativas indicam que haverá um salto de R$ 349 bilhões, obtidos em 2023, para R$ 557 bilhões em 2027. Tal fato evidencia a transição nos padrões de consumo para o ambiente online.

De fato, o e-commerce tem ainda muito espaço para crescer. Dados de um relatório da FTI Consulting, apresentado à CNN Brasil, mostram que 9% do total de vendas realizadas no varejo brasileiro vem do segmento.

Mas, ficamos atrás do México, com 14%. Ou seja, as oportunidades vão aparecer. No entanto, para aproveitar ao máximo esse potencial, é fundamental contar com sistemas de armazenagem eficientes, otimizados e seguros.

Para isso, é preciso ser muito estratégico. Afinal, o e-commerce possui particularidades que devem ser consideradas:

  • Variedade de produtos: os departamentos logísticos lidam com um grande volume de itens, exigindo um sistema flexível e organizado;
  • Sazonalidade: a demanda por determinados produtos tende a variar ao longo do ano, exigindo adaptações no espaço de armazenamento;
  • Velocidade de entrega: segundo o Sebrae, a entrega rápida é um importante pilar da experiência de compra, exigindo um sistema de armazenamento que facilite a separação e expedição dos produtos;
  • Otimização do fulfillment: este termo representa o processo completo de recebimento, processamento e envio de pedidos em um e-commerce. Se bem analisado, pode resultar em um diferencial importante.

 

Tipos de armazenamento para estoque do e-commerce

tipos de armazenamento

A sua empresa decidiu entrar no comércio eletrônico? Ótima estratégia!

Mas, para evitar maiores problemas é essencial preparar a logística para e-commerce. Um bom começo é escolher o tipo de armazenamento ideal.

Aqui, não há o melhor nem o pior tipo, tudo depende do tipo de negócio a ser gerido. Afinal, existem alguns modelos de estoque que você pode adotar.

Neste artigo, apresentamos três tipos:

Armazenamento próprio

Este é um espaço que pertence à empresa que detém as mercadorias. Neste caso, tanto a gestão do estoque quanto do centro de distribuição são de responsabilidade da própria empresa.

Além disso, a manutenção do armazém e dos processos envolve treinamentos constantes e sistemas de segurança adequados.

Vantagens:

  • Controle total sobre o estoque e as operações;
  • Flexibilidade para adaptar o espaço e os processos às necessidades da empresa;
  • Possibilidade de personalização.

Desvantagens:

  • Alto investimento inicial em infraestrutura, sistemas de armazenagem e mão de obra;
  • Custos fixos elevados com manutenção, segurança e pessoal;
  • Necessidade de expertise em gestão logística.

Armazenamento terceirizado

A terceirização do armazém é uma forma de delegar a gestão da cadeia logística a um operador. Ele tem experiência em todas as etapas do processo, desde o projeto e planejamento até o fulfillment completo.

A empresa contratada dispõe de profissionais capacitados, equipamentos e tecnologia necessários para o bom desempenho das atividades.

Com isso, a contratante pode se concentrar em aspectos mais estratégicos do e-commerce, deixando a logística a cargo de profissionais especializados.

Vantagens:

  • Redução de custos com infraestrutura, equipamentos e mão de obra;
  • Capacidade de acesso à expertise e tecnologia de ponta na área logística para e-commerce;
  • Flexibilidade para aumentar ou diminuir o espaço conforme a demanda.

Desvantagens:

  • Menor capacidade de controle geral;
  • Dependência de um fornecedor externo;
  • Possibilidade de custos adicionais com serviços extras.

In House

As operações In House são executadas por um terceiro no armazém do cliente. Ou seja, o operador logístico contratado leva sua equipe treinada, equipamentos e tecnologia para dentro da estrutura do cliente.

Nessa estratégia, usa-se o espaço já existente e a contratação de todo o know-how para o fluxograma do recebimento, acondicionamento, armazenagem, separação (picking) e expedição de produtos nas instalações próprias.

Vantagens:

  • Aproveitamento do espaço já existente;
  • Combinação do controle do armazém próprio com a expertise de profissionais;
  • Maior integração entre as equipes da empresa e do operador logístico.

Desvantagens:

  • Necessidade de estrutura adequada para a instalação da equipe e dos equipamentos;
  • Possibilidade de conflitos entre as equipes da empresa e da terceirizada;
  • Grande dependência do operador logístico.

 

Mas afinal, qual é a melhor opção?

qual é a melhor opção

Como destacado no tópico anterior, não há o melhor ou o pior sistema de armazenamento de estoque e logística para e-commerce. É preciso considerar vários pontos e detalhes.

Mas, de forma geral, as recomendações são:

  • Armazém próprio: ideal para grandes volumes de vendas, alta variedade de produtos e necessidade de controle total sobre o estoque;
  • Armazém terceirizado: recomendado para empresas de pequeno e médio porte e com menor volume de vendas ou que desejam focar em outras áreas do negócio;
  • In House: adequado para quem possui espaço físico, mas depende de mais expertise em logística e deseja otimizar suas operações.
  • Mas, independente do tipo, o passo fundamental é ter um sistema de armazenamento eficiente e otimizado. Afinal, esse é o coração de toda operação.

 

Seu sistema de armazenagem é eficiente para o e-commerce?

A escolha entre armazém próprio e terceirizado depende das necessidades e características específicas. No entanto, independentemente da opção escolhida, é fundamental garantir que o sistema seja eficiente, otimizado e seguro.

Para auxiliar empresas, a Agra criou um checklist completo para uma avaliação mais assertiva da situação real da operação.

Com o checklist, você poderá identificar os pontos de melhoria. Logo, poderá tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.

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