Veja a importância dos sistemas de armazenagem nas operações logísticas

Incluir os sistemas de armazenagem nas operações logísticas deve ser uma decisão estratégica de gestores e diretores da indústria. Afinal, as estruturas otimizam o setor, permitindo redução de custos, aumento de lucro e mais equilíbrio entre demanda e oferta.

A importância dos sistemas de armazenagem

A armazenagem é a ação de armazenar mercadorias. Ainda que a definição seja simples, precisamos considerar as diversas variáveis necessárias para o melhor acondicionamento de tais produtos. Ou seja, os sistemas de armazenagem devem levar em conta:

  • Peso, altura e volume dos itens,
  • Espaço disponível para armazenagem,
  • Estruturas mais apropriadas para tal objetivo.

Após considerar estes pontos, também é necessário lembrar que a armazenagem envolve etapas além do estoque. Entre elas: 

  • Preparação;
  • Separação;
  • Distribuição de mercadorias. 

Ou seja, tanto em movimentação quanto em estocagem, são vários processos internos.

Quando os sistemas de armazenagem não são estratégicos, as operações logísticas tornam-se menos eficientes. Algumas consequências diretas são a redução de lucro, o aumento de custos e a piora da experiência do consumidor.

Para se ter uma ideia mais clara disso, saiba que um estudo publicado na internet mostrou que o custo total de armazenagem é de 4,7% sobre as vendas de uma indústria. O percentual pode ser maior se o sistema de armazenagem não for adequado.

Em outros casos, a opção da verticalização se torna uma medida inteligente, tendo em vista que possibilita aumentar a área para estocagem sem necessitar de mudanças estruturais. Por isso, considerar essas estruturas é uma decisão estratégica e inteligente na gestão.

Uma logística eficiente passa pela armazenagem otimizada

Do recebimento de produtos até a entrega aos consumidores, o caminho é longo, em várias etapas logísticas. As estruturas de armazenagem cumprem papel relevante nisso porque permitem estocar mercadorias, agilizando e garantindo segurança no processo.

Os principais riscos de não se investir nesse tipo de estratégia são:

  • Falta de controle do que entra e sai do estoque,
  • Complicação na hora de enviar relatórios e inventários,
  • Baixo aproveitamento do espaço disponível,
  • Alto custo de manutenção e ociosidade de mão de obra,
  • Maiores índices nos danos causados aos produtos e
  • Lentidão em várias etapas, como na separação de pedidos.

Por outro lado, os sistemas de armazenagem contribuem com uma logística mais rápida, segura e gerando resultados para a indústria. Selecionamos alguns exemplos reais de como essa estratégia é fundamental para o setor.

Recebimento das mercadorias

Ao receber os produtos, com um sistema de armazenagem bem configurado, é possível definir rapidamente a área de estocagem. 

Isso impacta na atuação dos operadores, equipamentos e documentações. Inclusive, otimizando a conferência dos itens.

Identificação dos produtos

Na sequência da conferência, é preciso fazer a identificação das cargas e endereçá-las ao estoque. 

Nessa hora, o uso de um software ajuda a definir a melhor posição para cada item no armazém, como em posições de paletes.

Separação dos pedidos

O picking, ou separação, é quando acontece a retirada dos produtos estocados. Novamente, as estruturas adequadas colaboram com o processo, permitindo o melhor direcionamento do operador até o local de retirada e envio para embalagem ou expedição.

Logística de distribuição

É interessante notar que as estruturas também impactam na logística de distribuição, uma etapa que começa no pedido e vai até a entrega ao cliente. Neste caso, o grande objetivo, além de reduzir custos, é ter um tempo de entrega menor.

Os benefícios dos sistemas de armazenagem nas operações logísticas

Os benefícios dos sistemas de armazenagem nas operações logísticas

Sendo assim, ao optar por sistemas de armazenagem mais eficientes para a operação, a empresa se beneficia em diversos sentidos relacionados à logística. Ela se torna mais assertiva, mais rápida e mais padronizada. Abaixo, separamos algumas das vantagens!

Acondicionamento mais seguro

Com o uso de estruturas adequadas, os sistemas garantem mais segurança aos materiais. O que é vantajoso para evitar avarias neles, assim como para diminuir o risco de acidentes com operadores.

Menores índices de perdas

A partir de uma armazenagem segura, há diminuição no índice de perdas de mercadorias. Logo, outro indicador também cai: os prejuízos financeiros. Para se chegar nesse resultado é preciso contar com estruturas confiáveis e personalizadas.

Melhor integração entre os setores

O tipo de estrutura impacta a integração entre setores, sendo que na armazenagem isso é notável quando se considera produção e suprimentos ou estoque e vendas, por exemplo. Cria-se, portanto, um melhor gerenciamento sobre o giro de produtos.

Melhora a experiência dos consumidores

As estruturas de armazenagem adequadas criam layouts otimizados, permitindo mais agilidade em todas as etapas do processo. Logo, o “lead time” diminui. Ou seja, melhora a experiência do consumidor, que receberá as entregas sem atrasos ou avarias.

Clique aqui para conhecer os principais tipos de sistemas de armazenagem existentes 

Como aplicar os sistemas de armazenagem visando a eficiência nas operações logísticas?

Como aplicar os sistemas de armazenagem visando a eficiência nas operações logísticas

Os sistemas de armazenagem são imprescindíveis para indústrias que movimentam e estocam produtos. Ao mesmo tempo, a logística tem papel importante no bom funcionamento da operação, da redução de custos à melhor experiência do cliente.

Então, como unir esses dois pontos, dos sistemas de armazenagem e logística eficiente?

Alguns estudos prévios precisam ser validados antes mesmo de iniciar a instalação das estruturas que vão armazenar mercadorias. São pontos fundamentais em toda operação, especialmente, no que diz respeito a uma operação logística mais focada em resultados.

Planejamento

Um sistema de armazenagem exige conhecimento técnico para ser adequado às particularidades de cada indústria. Isso fará com que apresente mais segurança para o ambiente (mercadorias e operadores), além de acordar com as legislações.

Operacionalidade

Outro detalhe importante é pensar nas condições da operação. É importante que as estruturas concordem com o trabalho, possibilitando a facilidade na movimentação, assim como o melhor aproveitamento do espaço disponível para estocagem.

Integração

Um sistema de armazenagem só será positivo quando respeitar as funções de cada colaborador e, também, os setores envolvidos. As atividades devem se manter integradas, criando um fluxo de trabalho muito mais dinâmico.

Controle

A armazenagem exige controle para ser eficaz. Esse gerenciamento dos materiais alocados é fundamental para avaliar indicadores e analisar os métodos. Para garantir a principal função dela, então, deve-se ter os devidos registros e inventários.

Sistemas de armazenagem: qual o ideal para a empresa?

A solução ideal, entre os sistemas de armazenagem, será a que permita uma operação logística mais eficiente, como acabamos de ler. 

Para tanto, é preciso considerar as características de cada negócio, sem que haja uma resposta única para todas as indústrias.

Aqui na Agra, as opções que garantem segurança e funcionalidade são várias, entre elas:

  • Porta Paletes,
  • Cantilever,
  • Racks,
  • Drives,
  • Mezaninos
  • Expositores,
  • Gôndolas e
  • Estantes.

São 41 anos fabricando soluções personalizadas para os maiores players do mercado. Para conhecer mais dos nossos produtos, acesse o catálogo gratuito:

Clique e conheça o catálogo da Agra!

Faça a sua busca

Categorias:

display site orçamento
display site catálogo