Verticalização de estoque: conheça os principais tipos

A verticalização de estoque é uma estratégia cada vez mais adotada na indústria devido aos benefícios operacionais. 

Ela otimiza as atividades de empilhamento, armazenamento e distribuição de produtos. Consequentemente, melhora a organização interna do setor ao mesmo tempo que garante a melhor experiência ao consumidor.

Essa escolha pelas estruturas verticais impacta várias áreas do negócio, como:

  • Cronograma de transporte;
  • Armazenagem de produtos;
  • Redução de custos logísticos;
  • Experiência de vendas.

Então, seja para ter uma intralogística mais eficiente ou melhorar a relação com o cliente, o estoque verticalizado é uma opção interessante.

A importância da verticalização de estoque

O processo de verticalização de estoque tem sido a escolha de muitos gestores devido à eficiência que se cria na operação. 

Isso porque o estoque horizontal permite alocar um único item de cada vez, com manobras complicadas. Já no estoque verticalizado, existe a possibilidade de empilhar itens, conectando a linha de montagem ou a área de expedição em uma mesma linha. 

Além de que possibilita estocar mais cargas em um mesmo lugar, já que há ganho de espaço nesse movimento de empilhamento. O resultado é: 

  • Organização no ambiente das mercadorias estocadas e 
  • Economia de custos para armazenar maior quantidade/volume de itens. 

O que acontece sem exigir grandes mudanças estruturais e que, na maioria das vezes, representam investimentos altos. Portanto, podemos concluir também que a verticalização é uma forma de expandir os negócios.

Em outro conteúdo, contamos cada detalhe de todos os benefícios dessa estratégia:

  • Mais espaço;
  • Mais organização;
  • Melhor layout;
  • Melhor distribuição;
  • Menos custo;
  • Melhor gestão;
  • Melhor custo-benefício.

Se você tiver interesse em aprofundar mais nessas vantagens, clique aqui. Nele, contamos o que é a verticalização de estoque, quais os principais objetivos e detalhamos todos os benefícios que a estratégia possibilita para as indústrias.

O layout logístico do estoque

Um detalhe importante antes dos tipos de estoques verticalizados é sobre o layout. Ele permite que os produtos sejam alocados de forma adequada, de modo a operacionalizar as etapas com excelência. Ou seja, possibilita aproveitar mais o espaço disponível.

Uma das formas de obter êxito é por meio da organização. Há diversas formas para pensar em um layout de estoque otimizado. Primeiro, avaliando o tipo de produto, já que há muita diferença entre alocar itens pesados e volumosos do que pequenos e leves.

Ainda sobre isso, o giro dos produtos e as características especiais deles importam. Se tiverem mais ou menos saída, ou se exigirem ambientes diferentes, como seco ou úmido; o jogo muda. O mesmo para cargas perigosas e perecíveis, que necessitam de atenção.

Depois, deve-se avaliar o esforço para guardar tais mercadorias. Isso porque, da entrada à saída, o produto tem que ter um caminho rápido. Se há muita demora para pegar o item, há perda de produtividade e, lá na frente, piora a experiência do cliente.

No estoque vertical, geralmente, há o uso de equipamentos de transporte e movimentação de cargas, tais quais as empilhadeiras. Então, a partir disso, é preciso pensar também nos corredores. Se forem estreitos demais pode tornar as manobras arriscadas ou impossíveis.

Definitivamente, verticalizar o estoque é uma estratégia que faz muito sentido na indústria. Por outro lado, não dá para fazer isso de qualquer jeito. Então, comece por avaliar os tipos de verticalizações que existem e descubra qual é a melhor alternativa para o seu negócio.

Os tipos de estoques verticalizados

Dada a importância estratégica da verticalização de estoque para as indústrias, o próximo passo é conhecer as opções. 

Das prateleiras industriais aos mezaninos, há ótimas soluções que atendem a cada tipo de negócio, mercadoria e objetivo. Conheça as principais!

Prateleiras industriais

 

Prateleiras industriais

O uso das prateleiras industriais é mais fácil de entender porque é bem parecido com o que temos em casa e no escritório, só que em dimensões maiores. O que se tem são estruturas empilhadas ou enfileiradas e sobrepostas por prateleiras de aço.

Inclusive, o rack empilhável AGRA tem um sistema exclusivo de encaixe repuxado e sem rebite. Por isso, garante um encaixe perfeito a partir de um pequeno esforço. A montagem é simples e com sistema de trava, evitando que as travessas se soltem no transporte.

Porta paletes

Porta paletes

Outro modelo que surge como alternativa é o porta paletes. Na verdade, atualmente, é o que melhor representa o processo de verticalização em armazéns, centros de distribuições e outros tipos de estoques. Ele foi criado para armazenar grande volume de paletes.

Além disso, tem a vantagem da adaptação para diferentes situações, como cargas leves ou pesadas. A opção convencional garante o melhor aproveitamento de espaço. 

Já o conjugado é interessante para indústrias que, além de estocarem, também expõem os itens.

Drives

Drives

O sistema drive concorda com a ideia da verticalização porque permite que mercadorias sejam alocadas em um movimento debaixo para cima ou o inverso.

No mercado, é possível encontrar dois modelos tradicionais, drive-in e drive-thru. O que muda é a forma de acesso: o primeiro só tem um extremo e o outro, dois. Logo, são adaptáveis aos métodos LIFO (Last in, First out) ou FIFO (First, in, First out).

Além deles, na AGRA temos o drive-in dinâmico. Isto é, uma opção que permite que os materiais estocados sejam posicionados de forma contínua em estado de prontidão. Logo, garante mais praticidade e agilidade na operação, reduzindo riscos de acidente.

Mezaninos

Mezaninos

Dependendo do projeto, o estoque verticalizado possibilita os mezaninos. Ou seja, um sistema de armazenagem com um segundo andar no ambiente. Há gestores que optam por fazer dele um lugar administrativo, como escritório. Outros preferem aumentar o estoque.

Nessa última opção, há um ganho incrível para estocagens estratégicas. Sem dúvidas, é uma forma muito interessante de aumentar o espaço cúbico do lugar sem precisar fazer mudanças na estrutura. Na AGRA, é possível combinar mezaninos com divisórias também.

Baixe o catálogo e conheça todas as soluções AGRA para verticalizar o seu estoque

Verticalização de estoque é com a AGRA

Como vimos, há pelo menos 4 alternativas viáveis para fazer a verticalização do estoque. Para descobrir a melhor delas, o ideal é criar um projeto a partir das necessidades, como tipo de produto, espaço disponível e o objetivo da ação. Para isso, conte com a gente!

Há mais de 40 anos criamos soluções de armazenagem. Para isso, usamos a alta tecnologia no nosso parque fabril de última geração. E seguimos todas as normas técnicas da indústria, garantindo segurança e excelência na operação. Oferecemos:

  • Montagem e desmontagem das estruturas,
  • Vistoria técnica para garantir segurança e
  • Projeto digital para um projeto personalizado.

Otimize o seu estoque de forma estratégica, com segurança e alcance os melhores resultados na indústria. A verticalização muda o jogo e sua empresa pode sair na frente da concorrência. Faça um orçamento sem compromisso:

Quer otimizar espaços para potencializar os resultados? Clique aqui e solicite um orçamento!

Faça a sua busca

Categorias:

display site orçamento
display site catálogo