Fulfillment: como ter eficiência na logística?

Com os novos recortes que o e-commerce ganhou no mundo todo, o fulfillment se tornou uma estratégia super interessante visando a melhor experiência dos consumidores.

O que faz todo sentido quando consideramos que boa parte das reclamações dos compradores se relacionam com a entrega, seja pela demora ou recebimentos incorretos.

Então, pensando em otimizar essa logística a partir de práticas de excelência em todas as etapas de compras, o fulfillment é uma solução para empresas de todos os setores.

Continue lendo e descubra o conceito por trás dessa estratégia, assim como as melhores dicas visando aplicá-la no seu negócio. 

O que é atividade de fulfillment?

O que é atividade de fulfillment?

Afinal, o que é fulfillment? É uma solução logística que envolve o processo comercial em toda sua cadeia, do registro de um pedido até a entrega da mercadoria. 

O objetivo é simples e necessário: garantir a satisfação do cliente. Logo, como pontua a Federação do Comércio (Fecomércio) de São Paulo, a ação “pode alavancar as vendas”.

Mas, o que muda para os modelos mais tradicionais de recebimento, processamento e entrega de pedidos? No fulfillment, essas etapas costumam ser melhor conectadas.

Ou seja, elas acontecem em um modelo dinâmico, no qual várias movimentações acontecem ao mesmo tempo, em processos controlados, integrados e eficientes.

Mas, qual o significado de fulfillment?

A tradução de fulfillment é “cumprimento”, de modo que é mais fácil entendê-lo quando observamos a frase completa “order fulfillment”, ou seja, “cumprimento do pedido”.

Apesar de ser um termo que pode abranger muitos significados no comércio, uma ideia é determiná-lo a partir da definição da Fecomércio – já citada anteriormente: 

“O serviço de fulfillment cuida de toda a logística, desde a armazenagem da mercadoria até o pós-venda. […] Alcança uma excelente experiência de compra”. 

O que é estoque fulfillment?

Como você vai ver no decorrer da leitura, o estoque fulfillment é uma das etapas desse modelo dinâmico, sendo que o armazenamento é uma das principais atividades.

Então, é possível contar com recursos tecnológicos e estruturas personalizadas para ter um melhor controle e operação relacionada às mercadorias alocadas ali.

Quando o estoque é fulfillment, há indicação de menos erros de processos e otimização da rotina operacional no setor, tornando-o estratégico em toda cadeia.

Veja este exemplo, que nada mais é do que um cenário totalmente possível:

  • O estoque fulfillment recebe os produtos que serão estocados;
  • Acontece a organização dos produtos nas estruturas de armazenagem;
  • O armazenamento otimizado facilita a gestão do estoque;
  • Os itens são retirados rapidamente do estoque em cada novo pedido;
  • A operação é um sucesso e o cliente fica satisfeito com a compra.

E tudo acontece de maneira dinâmica – e não individualmente. Ou seja, são vários pedidos sendo processados ao mesmo tempo, por isso, a importância do estoque fulfillment.

Qual a diferença do estoque fulfillment e o tradicional?

Para completar o tópico anterior, considere 3 principais diferenças entre os estoques, sendo que o fulfillment se destaca por apontar melhores resultados, tais quais:

  1. Garantia de qualidade independente do tempo de permanência dos produtos;
  2. Possibilidade de realizar dinâmicas de alto giro e operacionalizar rapidamente;
  3. Os pedidos podem ser pulverizados a partir das vendas realizadas e SKU.

E vale o paralelo com a logística 4.0, responsável por introduzir não apenas tecnologias, mas também métodos modernos, tornando a operação precisa e rápida.

A mesma atenção às estruturas usadas na armazenagem das mercadorias, como porta-paletes, prateleiras, drives, entre outros.

O seu sistema de armazenagem é eficiente? Clique e descubra!

O que é fulfillment center?

Essa estratégia pode ser interna, a partir de softwares, programas e WMS. Ou podem ser terceirizados, com parceiros especializados nas operações.

Se há o interesse no tipo de armazenagem terceirizada, é interessante estudar alguns exemplos bastante conhecidos nos Estados Unidos e Brasil:

Em ambos os casos (estoques próprios ou terceirizados), é possível praticar o fulfillment center, ou seja, ter um lugar específico para as atividades. 

É um centro que concentra as operações focadas no consumidor, comum em empresas que atuam no e-commerce e marketplaces, sendo compatível com o dropshipping.

Isto é, método em que o fornecedor envia o produto diretamente para o cliente – sem precisar fazer a estocagem dele em qualquer lugar.

Quais os benefícios do fulfillment?

Agora, ficou fácil entender que a logística fulfillment é mais dinâmica, precisa e otimizada, não é? 

Ainda assim, vale pontuar os principais benefícios dessa estratégia, especialmente, pensando naquela hipótese do início do texto: ganho de competitividade!

Otimização das operações logísticas

As empresas que contam com essa especialização se beneficiam com processos rápidos e eficientes em todas as etapas, como no armazenamento e transporte. 

Assim, há redução de custos operacionais ao realizar investimentos inteligentes em sistemas de armazenagem de produtos, meios de envios de produtos e pessoas.

Melhor controle das atividades

Também é comum que esse tipo de estratégia conte com tecnologias que permitam uma visão geral e em tempo real de toda a operação.

Essa visualização completa e rápida tem a ver com o conceito de data driven, melhorando o controle e a decisão dos gestores e diretores.

Essas plataformas podem informar sobre o status de cada pedido, do recebimento à entrega. Da mesma forma, torna as ações mais transparentes e confiáveis.

Possibilidade de escalabilidade

Com uma infraestrutura robusta e personalizada para o seu negócio, é possível lidar com as demandas sem comprometer a qualidade dos serviços. 

Ou seja, uma gestão de estoque que permite crescer em escala, expandindo as operações sem se preocupar com o volume dos pedidos e das entregas.

Melhora a satisfação dos clientes

E, claro, o principal benefício, que é alcançar uma experiência de excelência aos consumidores, já que pedidos são processados e entregues rapidamente.

Aqui vale mencionar também que o melhor controle do estoque previne problemas que afetam diretamente o mercado consumidor, tais quais os atrasos nas entregas.

Como aplicar o fulfillment na logística?

Como aplicar o fulfillment na logística?

Hoje, em qualquer segmento, temos um mercado muito competitivo. Desse modo, a logística e suas operações se tornam diferenciais e o fulfillment contribui com isso.

Afinal, um dos objetivos dessa estratégia é proporcionar uma melhor experiência aos consumidores, atraindo e fidelizando-os. 

Por meio do fulfillment é possível diminuir custos de armazenagem, alocar recursos conforme a demanda e trazer benefícios significativos para o negócio. 

Mas, como aplicá-lo? Uma boa ideia é pensar na estratégia a partir de 4 etapas.

1 – Recebimento e armazenamento

O armazenamento é a etapa que recebe os produtos, sendo fundamental executar atividades de conferência, etiquetagem, registros e a alocação das mercadorias.

2 – Separação e preparação 

São as etapas de “picking” e “packing”, momento em que acontece a consulta da localização do produto e preparação para o envio. Também se faz a emissão da nota.

3 – Transporte

Geralmente, os pedidos são classificados e seguem até a distribuição, respeitando a região de entrega. O que também vai depender do modal de transporte e tipo de envio.

4 – Pós-venda

O pós-venda também entra no processo de fulfillment, sendo responsável pelo atendimento ao cliente e tratando de assuntos relacionados, por exemplo, trocas e devoluções.

Armazenamento inteligente é com a Agra!

Agora, você sabe por que a estrutura de armazenagem tem um grande impacto na logística fulfillment, certo? Afinal, é sobre eficiência, agilidade e qualidade dos processos.

Então, personalize a sua armazenagem com a Agra

Essa é uma empresa especializada no armazenamento inteligente, isto é, aquele que considera todas as variáveis do seu negócio, como tipo de produto e volume de vendas.

Faça um orçamento e dê o primeiro passo na logística fulfillment:

Solicite seu orçamento

Faça a sua busca

Categorias:

display site orçamento
display site catálogo