Na logística, os gestores buscam resultados como produtividade, previsibilidade, redução de custos, etc. E a forma com que fazem isso pode mudar o rumo dos negócios! A cultura data driven permite decisões mais estratégicas porque se baseia em dados confiáveis.
Basta observar que exemplos isolados não são a melhor indicação para fazer escolhas. Nem mesmo considerar a “intuição” ou a “experiência” da carreira. Hoje, para solucionar problemas é preciso usar informações reais, fazer análises e comparar os indicadores.
Esse caminho, quase matemático e lógico, é o grande investimento das empresas que querem se destacar no mercado. O que se tornou possível com o advento de muitas tecnologias, como o Big Data, que reúne dados úteis em um grande banco, permitindo o acesso rápido.
Se você pode ver essas informações rapidamente, fazendo análises detalhadas e contextualizadas; o que falta para tomar decisões mais flexíveis e inteligentes? Obviamente, essa personalização das decisões vai gerar melhores resultados para a empresa.
Abaixo, entenda a importância da cultura data driven na atualidade e descubra como aplicar no seu negócio, a partir dos principais desafios que líderes e gestores estão enfrentando.
O que é data driven?
Data driven pode ser apresentado em vários conceitos. Um dos mais interessantes é: uma cultura organizacional baseada em dados. Ou seja, que orienta a partir da coleta de informações que, interpretadas, geram conhecimento e impactam as decisões.
Para se tornar uma estratégia de negócios, portanto, o data driven tem que fazer parte da cultura, incluindo processos, tecnologias e aprendizado contínuo. É esse conjunto de ações que vai permitir a criação de etapas para lidar com as informações em fases como:
- Coleta;
- Armazenamento;
- Tratamento;
- Estruturação.
Afinal, uma informação será apenas uma informação se não se transformar em conhecimento e, depois, em ações. Na logística, esse caminho acontece com a integração do processo e análises, que podem ser feitas em uma única ferramenta ou várias.
Exemplo de data driven na logística
O uso de um sistema WMS é um dos melhores exemplos para entender esse conceito. Ele é um tipo de software que otimiza e integra as várias áreas logísticas, garantindo mais agilidade e segurança nos processos. E pode fazer isso de várias formas, como ao indicar:
- Status da mercadoria;
- Processamento de pedidos;
- Integração de processos;
- Melhor otimização de espaço;
- A rotatividade dos produtos, etc.
Ou seja, no mesmo programa, ao saber o status da mercadoria, os profissionais podem tomar decisões mais inteligentes, como na hora de armazenar o produto. Logo, isso envolve movimentações mais rápidas, seja na entrada ou saída do item.
A cultura data driven na logística se assemelha a ideia do efeito borboleta, no qual uma ação feita inicialmente impacta o resultado geral do processo. Isto é, uma armazenagem organizada influencia lá na frente, na experiência do consumidor, por exemplo.
A logística 4.0
Por falar em ferramentas e inovações, podemos lembrar de outro conceito, a logística 4.0. Recentemente, contamos um pouco dessa revolução no setor e trouxemos os principais benefícios para as empresas, como:
- Informações em tempo real;
- Aumento da eficiência operacional;
- Redução de perdas;
- Antecipação de demandas;
- Melhora na roteirização do transporte;
- Aumento da satisfação dos clientes, etc.
Também vimos que a logística 4.0 não é somente sobre automatizar processos, mas tem relação direta com fazer o uso assertivo das informações, gerando conhecimento e decisões mais estratégicas. Para saber mais sobre essa revolução na logística, clique aqui.
As ferramentas da logística 4.0
Ainda antes de seguir, vale a pena lembrar que existem diversos agentes que podem fazer parte desse progresso na empresa. Geralmente, são sistemas inteligentes que gerenciam um grande volume de dados e permitem relatórios aprofundados, como:
- Internet das Coisas (IoT);
- Inteligência Artificial;
- Machine Learning;
- Robótica ou robôs automatizados;
- Impressão 3D.
Mas, lembre-se que estamos citando ferramentas. Ou seja, meios para se chegar a algum lugar. Elas podem e devem ser usadas de maneira estratégica, baseando decisões. E, aí, sim, essas decisões mais bem-pensadas vão gerar os melhores resultados.
Por sinal, a logística 4.0 tem esse diferencial: o uso de recursos PARA tomar decisões. Logo, para a transformação, considere transformar a informação em conhecimento, a partir dos contextos e de reflexões, chegando até a aplicação, com testes e experimentos.
Por que basear em dados para tomar decisões na logística?
Todos os mercados apresentam uma quantidade enorme de dados e informações. De modo que podem ser usados de maneira estratégica para o seu negócio. Assim, o data driven torna-se um alicerce para fundamentar decisões sólidas, gerando os melhores resultados.
Mas, o que seria esses melhores resultados? A possibilidade de alcançar vantagens no negócio, de modo não apenas a tornar-se mais competitivo, mas também promover uma cultura que seja mais transparente e produtiva. Logo, alguns dos principais benefícios são:
- Garante a confiabilidade dos dados;
- Cria uma previsão de cenários;
- Gera novas oportunidades de negócios;
- Promove transparência nas etapas logísticas;
- Identifica falhas nos processos;
- Permite rápidas adaptações e ajustes;
- Melhora o processo de entrega;
- Torna a gestão mais assertiva.
Assim, podemos observar que um dos principais motivos que levam gestores, diretores e outros profissionais a apoiarem a cultura data driven tem a ver com o uso de dados confiáveis para gerar resultados. Ou seja, deixando para trás os achismos e suposições.
Como aplicar a estratégia data driven na logística?
Qualquer empresa logística pode aplicar a estratégia data driven, desde que esteja disposta a passar por um processo de transformação digital e aculturamento de dados. Aliás, esse é o principal desafio desse processo: mudar a postura e o formato de atuação.
Outro é relacionado ao uso de ferramentas, softwares e estruturas. O que acontece desde os programas de computadores que geram as informações até mesmo as decisões de otimizar um sistema de armazenamento de mercadorias.
Aliás, falando nisso, sabia que o uso de estruturas corretas pode tornar a sua empresa mais funcional? O que vale desde a otimização do espaço disponível até a exposição dos produtos. Para saber mais disso, confira nossas soluções neste catálogo gratuito:
E tudo isso ainda passa pelo treinamento dos envolvidos, dos gestores aos operadores. Se um primeiro passo é mudar a postura, considere que ter pessoas preparadas para tal mudança se faz fundamental para o sucesso da estratégia baseada em dados.
Logo, ainda que não exista receita de bolo para aplicar o data driven, alguns passos são:
- Mudar a postura;
- Usar a tecnologia;
- Capacitar as pessoas.
Esse processo deve ser mensurado com indicadores para cada mudança e área. No caso do transporte, descubra se as entregas estão mais ágeis e seguras, favorecendo a experiência do cliente. Na armazenagem, saiba se há redução de desperdício e custos. Assim por diante.
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