Data driven na logística: conceito, importância e aplicações

Na logística, os gestores buscam resultados como produtividade, previsibilidade, redução de custos, etc. E a forma com que fazem isso pode mudar o rumo dos negócios! A cultura data driven permite decisões mais estratégicas porque se baseia em dados confiáveis.

Basta observar que exemplos isolados não são a melhor indicação para fazer escolhas. Nem mesmo considerar a “intuição” ou a “experiência” da carreira. Hoje, para solucionar problemas é preciso usar informações reais, fazer análises e comparar os indicadores.

Esse caminho, quase matemático e lógico, é o grande investimento das empresas que querem se destacar no mercado. O que se tornou possível com o advento de muitas tecnologias, como o Big Data, que reúne dados úteis em um grande banco, permitindo o acesso rápido.

Se você pode ver essas informações rapidamente, fazendo análises detalhadas e contextualizadas; o que falta para tomar decisões mais flexíveis e inteligentes? Obviamente, essa personalização das decisões vai gerar melhores resultados para a empresa.

Abaixo, entenda a importância da cultura data driven na atualidade e descubra como aplicar no seu negócio, a partir dos principais desafios que líderes e gestores estão enfrentando.

O que é data driven?

O que é data driven?

Data driven pode ser apresentado em vários conceitos. Um dos mais interessantes é: uma cultura organizacional baseada em dados. Ou seja, que orienta a partir da coleta de informações que, interpretadas, geram conhecimento e impactam as decisões.

Para se tornar uma estratégia de negócios, portanto, o data driven tem que fazer parte da cultura, incluindo processos, tecnologias e aprendizado contínuo. É esse conjunto de ações que vai permitir a criação de etapas para lidar com as informações em fases como:

  • Coleta;
  • Armazenamento;
  • Tratamento;
  • Estruturação.

Afinal, uma informação será apenas uma informação se não se transformar em conhecimento e, depois, em ações. Na logística, esse caminho acontece com a integração do processo e análises, que podem ser feitas em uma única ferramenta ou várias.

Exemplo de data driven na logística

O uso de um sistema WMS é um dos melhores exemplos para entender esse conceito. Ele é um tipo de software que otimiza e integra as várias áreas logísticas, garantindo mais agilidade e segurança nos processos. E pode fazer isso de várias formas, como ao indicar:

  • Status da mercadoria;
  • Processamento de pedidos;
  • Integração de processos;
  • Melhor otimização de espaço;
  • A rotatividade dos produtos, etc.

Ou seja, no mesmo programa, ao saber o status da mercadoria, os profissionais podem tomar decisões mais inteligentes, como na hora de armazenar o produto. Logo, isso envolve movimentações mais rápidas, seja na entrada ou saída do item.

A cultura data driven na logística se assemelha a ideia do efeito borboleta, no qual uma ação feita inicialmente impacta o resultado geral do processo. Isto é, uma armazenagem organizada influencia lá na frente, na experiência do consumidor, por exemplo.

A logística 4.0

Por falar em ferramentas e inovações, podemos lembrar de outro conceito, a logística 4.0. Recentemente, contamos um pouco dessa revolução no setor e trouxemos os principais benefícios para as empresas, como:

  • Informações em tempo real;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Redução de perdas;
  • Antecipação de demandas;
  • Melhora na roteirização do transporte;
  • Aumento da satisfação dos clientes, etc.

Também vimos que a logística 4.0 não é somente sobre automatizar processos, mas tem relação direta com fazer o uso assertivo das informações, gerando conhecimento e decisões mais estratégicas. Para saber mais sobre essa revolução na logística, clique aqui.

As ferramentas da logística 4.0

Ainda antes de seguir, vale a pena lembrar que existem diversos agentes que podem fazer parte desse progresso na empresa. Geralmente, são sistemas inteligentes que gerenciam um grande volume de dados e permitem relatórios aprofundados, como:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial;
  • Machine Learning;
  • Robótica ou robôs automatizados;
  • Impressão 3D.

Mas, lembre-se que estamos citando ferramentas. Ou seja, meios para se chegar a algum lugar. Elas podem e devem ser usadas de maneira estratégica, baseando decisões. E, aí, sim, essas decisões mais bem-pensadas vão gerar os melhores resultados.

Por sinal, a logística 4.0 tem esse diferencial: o uso de recursos PARA tomar decisões. Logo, para a transformação, considere transformar a informação em conhecimento, a partir dos contextos e de reflexões, chegando até a aplicação, com testes e experimentos.

Por que basear em dados para tomar decisões na logística?

Por que basear em dados para tomar decisões na logística?

Todos os mercados apresentam uma quantidade enorme de dados e informações. De modo que podem ser usados de maneira estratégica para o seu negócio. Assim, o data driven torna-se um alicerce para fundamentar decisões sólidas, gerando os melhores resultados.

Mas, o que seria esses melhores resultados? A possibilidade de alcançar vantagens no negócio, de modo não apenas a tornar-se mais competitivo, mas também promover uma cultura que seja mais transparente e produtiva. Logo, alguns dos principais benefícios são:

  • Garante a confiabilidade dos dados;
  • Cria uma previsão de cenários;
  • Gera novas oportunidades de negócios;
  • Promove transparência nas etapas logísticas;
  • Identifica falhas nos processos;
  • Permite rápidas adaptações e ajustes;
  • Melhora o processo de entrega;
  • Torna a gestão mais assertiva.

Assim, podemos observar que um dos principais motivos que levam gestores, diretores e outros profissionais a apoiarem a cultura data driven tem a ver com o uso de dados confiáveis para gerar resultados. Ou seja, deixando para trás os achismos e suposições.

Como aplicar a estratégia data driven na logística?

Qualquer empresa logística pode aplicar a estratégia data driven, desde que esteja disposta a passar por um processo de transformação digital e aculturamento de dados. Aliás, esse é o principal desafio desse processo: mudar a postura e o formato de atuação.

Outro é relacionado ao uso de ferramentas, softwares e estruturas. O que acontece desde os programas de computadores que geram as informações até mesmo as decisões de otimizar um sistema de armazenamento de mercadorias.

Aliás, falando nisso, sabia que o uso de estruturas corretas pode tornar a sua empresa mais funcional? O que vale desde a otimização do espaço disponível até a exposição dos produtos. Para saber mais disso, confira nossas soluções neste catálogo gratuito:

Acesse o catálogo de produtos

E tudo isso ainda passa pelo treinamento dos envolvidos, dos gestores aos operadores. Se um primeiro passo é mudar a postura, considere que ter pessoas preparadas para tal mudança se faz fundamental para o sucesso da estratégia baseada em dados.

Logo, ainda que não exista receita de bolo para aplicar o data driven, alguns passos são:

  • Mudar a postura;
  • Usar a tecnologia;
  • Capacitar as pessoas.

Esse processo deve ser mensurado com indicadores para cada mudança e área. No caso do transporte, descubra se as entregas estão mais ágeis e seguras, favorecendo a experiência do cliente. Na armazenagem, saiba se há redução de desperdício e custos. Assim por diante.

Para ler outros materiais informativos como este, visite o nosso blog.

Faça a sua busca

Categorias:

display site orçamento
display site catálogo