CMV: O que é o Custo da Mercadoria Vendida?

CMV é o Custo da Mercadoria Vendida, um indicador de despesas relacionadas à produção e venda de produtos. O seu principal impacto se dá na rentabilidade da empresa!

Logo, é uma ferramenta que serve para saber se o negócio está ganhando ou perdendo dinheiro com as mercadorias comercializadas. Mas, esse não é o único objetivo dele – conheça os outros no decorrer da leitura.

E, ainda que não exista um CMV ideal para todas as empresas, uma coisa é certa: quanto mais baixo o Custo da Mercadoria Vendida for, melhores os resultados.

Quer saber tudo sobre esse conceito, inclusive, como fazer as contas? Continue lendo!

O que é Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)?

O que é Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)?

A seção de investimentos da Revista Exame explica o que é CMV assim:

“[…] Conceito contábil e financeiro que representa o valor total dos custos incorridos por uma empresa na produção ou aquisição de mercadorias que foram posteriormente vendidas em um período de tempo”.

Ao longo do conteúdo, você vai ver o que entra nessa conta e como calcular o CMV.

Neste momento, é importante entender que se trata de uma métrica com múltiplas funções, especialmente, ao fornecer uma visão da rentabilidade.

Logo, representa uma das melhores ferramentas para basear decisões estratégicas, o que é possível por permitir identificar falhas nos processos produtivos e de estoque.

Ao analisar os custos, os gestores e diretores podem decidir a fim de:

  • Melhorar a eficiência operacional;
  • Reduzir desperdícios e falhas;
  • Maximizar o uso de recursos.

Sendo assim, também vale a pena trazer outra explicação do que é CMV, dessa vez, conforme a FIA Business School:

“É a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados”.

Quais as diferenças entre CPV, CMV e CSV?

As siglas podem confundir, mas é importante ficar atento porque têm conceitos diferentes.

  • CPV é Custo de Produção Vendida: revela onde as empresas gastam mais;
  • CMV é Custo da Mercadoria Vendida: indica gastos para produzir/armazenar itens;
  • CSV é Custo do Serviço Vendido: inclui os custos da prestação de serviços.

Se quiser saber outras curiosidades desses custos, veja esse vídeo do Sebrae:

O que compõe o Custo da Mercadoria Vendida?

O CMV envolve os custos de uma mercadoria, porém, não são todos. Aqui, destacam-se aqueles relacionados à produção ou compra de mercadorias, tais quais:

Sabendo disso, note que há uma grande relevância com a otimização de estoque

Afinal, há várias formas de fazer o inventário, como de forma permanente ou periódica e usando diferentes métodos de armazenamento, como LIFO e FIFO.

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O que não entra no CMV?

Se de um lado temos o que compõe o CMV, de outro, também é preciso validar o que não entra nessa conta. 

  • Impostos sobre vendas (ICMS, PIS e Cofins);
  • Custos operacionais (frete);
  • Custos de vendas (comissões);
  • Custos financeiros (juros sobre empréstimos);
  • Custos administrativos (internet, energia, aluguel).

Sabemos o que entra e o que não entra nessa conta, resta saber qual é o cálculo do CMV.

Como calcular o Custo da Mercadoria Vendida?

A fórmula do Custo de Mercadoria Vendida é simples, podendo ser usada em todos os produtos da sua empresa ou em apenas alguma categoria, dependendo do interesse. 

CMV é igual ao estoque inicial mais as compras adicionais menos o estoque final. Ou:

CMV = estoque inicial + compras – estoque final

O Santander Negócios cita um exemplo, veja:

Digamos que você começou o mês com R$ 10 mil em mercadorias. Em 30 dias, comprou mais R$ 3 mil. Neste período, ficou com R$ 8 mil em estoque. Logo, a conta é:

CMV = R$ 10 mil + R$ 3 mil – R$ 8 mil, totalizando um CMV de R$ 5 mil.

Qual é o CMV ideal?

O CMV ideal vai depender de fatores, por exemplo, o segmento de atuação e a estratégia empresarial. Portanto, não existe um valor único e perfeito para todos os negócios.

Geralmente, as empresas buscam um CMV que permita alcançar margens de lucro, indicando a competitividade no mercado e a cobertura dos custos operacionais

Esse equilíbrio abre espaço ao crescimento em inovação e modernização. O que faz todo sentido quando a gente pensa que:

  • Um CMV baixo indica preços de venda altos ou qualidade ruim;
  • Um CMV muito alto pode reduzir a lucratividade do negócio.

Então, a saída é equilibrar o Custo de Mercadoria Vendida com os objetivos empresariais. E também vale a pena monitorar as concorrências e tendências do mercado.

Ah, se você queria uma resposta numérica, considere a indicação da TOTVS

“Considerando a visão geral, um índice abaixo da média de 30% a 40% indica um resultado excelente, enquanto números mais altos podem ser sinal de alerta”.

Por que o CMV é importante?

Por que o CMV é importante?

O CMV é importante para as empresas entenderem seus custos e, com isso, precificar melhor seus produtos. É tipo uma busca pela margem de lucro ideal.

Outra vantagem é que serve como um tipo de amostra da situação financeira do negócio. E essa visão é fundamental no fechamento de novos contratos e acordar pagamentos.

Isso explica porque o CMV é tão comum em demonstrações financeiras, tendo um papel fundamental na análise de desempenho e tomadas de decisões.

E se você ainda tem alguma dúvida, observe esse trecho da FIA:

“Quanto menor o CMV [que envolve gastos com transporte, armazenagem, mão de obra], mais chance de lucro sem ter que aumentar o preço para o seu cliente”.

Por isso, essa é uma métrica que precisa ser estudada e aplicada no seu negócio.

Qual a relação do CMV com a armazenagem?

O CMV e a armazenagem estão super conectados em toda empresa que lida com estoque. Diretamente, o impacto pode ser visto em custos com a:

  • Depreciação das estruturas e equipamentos;
  • Manutenção dos armazéns e sistemas;
  • Mão de obra qualificada para as atividades.

Há ainda os fatores indiretos, como perdas por obsolescência, danos e avarias.

Por isso, recomendam-se os layouts otimizados. Esses ambientes devem facilitar a movimentação dos produtos, minimizando riscos e aumentando a produtividade.

Na Agra, você encontre soluções personalizadas para a sua armazenagem e recebe vistorias técnicas em todas as etapas, do projeto à montagem. 

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