Fulfillment: a estratégia que pode transformar a logística do seu e-commerce

Para o sucesso de um e-commerce ou marketplace, um layout atraente e produtos que “vendem bem” são essenciais. Mas, você sabia que um dos pilares fundamentais, que muitas vezes passa despercebido, é o fulfillment?

Esse é um termo comum no meio logístico. Sua função é otimizar cada etapa do ciclo de um pedido, desde o gerenciamento de estoque até o pós-venda.

Quer entender como a estratégia pode revolucionar seu negócio? Continue a leitura e descubra a importância, as etapas que o constituem e de que forma implementar o método em sua organização. Boa leitura!

 

O que é Fulfillment?

Em termos amplos, o fulfillment é todo o processo de recebimento, processamento e entrega de um pedido ao cliente final.

Entretanto, ele vai muito além do simples envio do ativo. Sua função é organizar e gerenciar tudo, desde o armazenamento do item até sua chegada ao consumidor. Inclui também as etapas pós-venda, como a logística reversa.

Para reforçar a importância do conceito, vale acompanhar a definição da FIA:

O fulfillment é um operador logístico que atende os e-commerces, com o objetivo de aproximar os clientes das mercadorias para reduzir custos de frete e aumentar a velocidade de entrega”.

Essa definição ilustra um dos grandes trunfos do conceito. Imagine uma empresa com sede em Manaus, mas que deseja expandir suas vendas para o Paraná. São mais de 4 mil km!

Mas, se optar por um centro de fulfillment localizado na região Sul, ela consegue:

  • Diminuir significativamente o custo do frete;
  • Agilizar a entrega;
  • Tornar a experiência de compra mais atrativa.

 

Estratégia essencial para sustentar o crescimento do e-commerce

crescimento do e commerce

No Brasil, o cenário do e-commerce é extremamente promissor. Segundo a E-commerce Brasil, o setor está em uma trajetória de crescimento expressivo. Dados estimam que o setor deve saltar de R$ 349 bilhões em 2023 para R$ 557 bilhões em 2027.

Esse ritmo de expansão é tão grande que supera o do varejo tradicional, evidenciando uma clara mudança nos hábitos de consumo para o ambiente online.

Diante desse aquecimento do mercado, devemos estar preparados para otimizar a gestão da cadeia logística e aproveitar ao máximo as oportunidades de crescimento.

É nesse contexto que o fulfillment se torna uma estratégia essencial.

Ao abranger uma série de operações logísticas otimizadoras, o conceito contribui com a estratégia dos produtos em um estoque, entregando eficiência ao cliente.

Para as lojas virtuais, ele representa uma oportunidade valiosa de reduzir custos em diversas áreas:

  • Gestão de estoque: otimização do armazenamento, evitando perdas e extravios;
  • Embalagem: escolha de materiais adequados e processos eficientes de empacotamento;
  • Armazenamento: eliminação da necessidade de grandes galpões e otimização de espaços físicos próprios;
  • Transporte: acesso a melhores condições de frete e roteirização inteligente.

Não é à toa que, cada vez mais, lojas virtuais em todo o país buscam entender o funcionamento do fulfillment para implementá-lo em suas operações.

 

Como funciona o fulfillment?

É importante ressaltar que não existe um modelo fixo. As operações variam de empresa para empresa, dependendo das necessidades e dos tipos de produtos comercializados.

No entanto, a essência reside na integração de inúmeras partes móveis, desde o gerenciamento de suprimentos e a seleção de embalagens até o cálculo da cubagem, a roteirização para envio ao cliente.

Sendo assim, é possível adotar diferentes métodos de fulfillment:

  • Dropshipping: assim que o pedido é realizado na loja, ela simplesmente aciona o fornecedor. Ele se encarrega de enviar o produto diretamente ao cliente. Com isso, não é necessário manter itens em estoque;
  • Interno: todos os processos são realizados internamente, geralmente com o auxílio de softwares e automação otimizadores da operação;
  • Logística terceirizada: a empresa opta por contratar um parceiro especializado em centro de distribuição. Ele se torna responsável por todas as etapas do processo: receber, armazenar, separar, embalar e enviar os pedidos.

Compreenda melhor a organização do fulfillment nos processos logísticos a seguir:

  • Estoque: envolve um processo de recebimento e armazenamento. Depende de ações de inventário regular e controle de estoque para evitar erros de comunicação e a venda de produtos indisponíveis;
  • Separação (picking): garante que os produtos corretos sejam enviados aos clientes;
  • Embalagem (packing): é preciso considerar fatores como a cubagem para otimizar custos de envio, além de seguir as diretrizes em relação ao tamanho, material e branding da embalagem;
  • Transporte: se baseia na forma com que há a entrega do item ao cliente, seja por meio de própria frota ou terceirizada. Deve permitir o rastreamento em tempo real;
  • Pós-entrega: é preciso ter processos bem definidos de logística reversa, ou seja, o recebimento e análise de produtos devolvidos. Em caso de falhas ou avarias, é necessário um fluxo para o reenvio ao cliente e o eventual descarte ou reciclagem.

 

Vantagens do fulfillment para o E-commerce

vantagens do fulfillment

A adoção do fulfillment, especialmente através da logística terceirizada, oferece uma série de vantagens estratégicas para quem deseja escalar seus negócios:

Descentraliza o estoque

A gestão de estoque demanda tempo e espaço físico. Com o fulfillment, as preocupações são reduzidas e a empresa pode focar nas estratégias de vendas online.

A descentralização, por meio de centros de distribuição em diferentes regiões, também gera economia com aluguel, equipamentos e mão de obra.

Reduz os prazos de entrega

Para o consumidor online, o tempo de espera é um fator crucial na decisão de compra. Segundo pesquisa da Intelipost, citada pela E-Commerce Brasil, o prazo médio ideal para entrega é de 2 dias.

Ao posicionar os estoques mais perto dos clientes, a estratégia diminui a distância e, consequentemente, o tempo de trânsito dos pedidos. Logo, o produto chega rapidamente ao cliente!

Aumenta a satisfação

Ao otimizar o processo de entrega, o fulfillment aumenta a qualidade do serviço e da experiência de compra do consumidor, ao:

  • Diminuir erros;
  • Aumentar a agilidade na entrega;
  • Oferecer maior transparência no rastreamento.
  • Maior foco no core-business.

 

5 dicas para aplicar o fulfillment na logística

5 dicas para aplicar o fulfillment

Em um mercado cada vez mais competitivo, a qualidade da logística é um diferencial importante. O fulfillment contribui neste ponto, proporcionando uma melhor experiência aos consumidores, fidelizando-os.

Para aplicá-lo, priorize as seguintes etapas:

  • Recebimento e armazenamento: estabeleça um processo eficiente para o recebimento, conferência, etiquetagem, registro e alocação das mercadorias no estoque;
  • Separação e preparação: otimize as etapas de “picking” (separação dos produtos) e “packing” (preparação para envio), incluindo a consulta da localização dos itens e a emissão da nota fiscal;
  • Transporte: defina a melhor estratégia de transporte, considerando diferentes modais e tipos de envio, garantindo que a distribuição respeite as regiões;
  • Pós-venda: integre o pós-venda à logística, oferecendo um atendimento eficiente para trocas e devoluções;
  • Utilize bons sistemas de armazenagem: este não é somente um local para guardar itens. Essa é a espinha dorsal que sustenta toda a cadeia de fulfillment. Sua importância se manifesta em diversas áreas críticas.

Vale destacar que os sistemas de armazenamento são a base da operação logística. Sua importância se manifesta em diversas áreas críticas:

  • Otimização do espaço físico;
  • Agilidade na separação e picking;
  • Redução de erros na separação dos pedidos;
  • Controle eficaz do estoque;
  • Melhoria da eficiência operacional, tornando os fluxos de trabalho mais fluidos;
  • Escalabilidade do negócio, sem comprometer a eficiência e a qualidade.

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