A paletização de cargas foi criada para tornar o deslocamento de mercadorias mais rápido. Atualmente, o método possui diversas vantagens, impactando no melhor desempenho da operação e na redução de custos do setor logístico das empresas.
Além disso, garante o melhor uso do espaço disponível para estocagem e mais segurança na movimentação das mercadorias. Continue lendo para saber tudo sobre a paletização, inclusive, se vale a pena implementar na sua empresa.
Saiba o que é o processo de paletização de cargas
A paletização é um método usado para organizar cargas em ambiente por meio de paletes. Os paletes, por sua vez, são tablados que podem ser manuseados de maneira mais rápida e prática por equipamentos de movimentação.
Esse tipo de armazenamento permite muitas vantagens, como aumento de produtividade e redução de custos. O que acontece devido às características dele, como no empilhamento de caixas que podem ser movimentadas em conjunto, de uma só vez.
No mercado, há vários tipos de paletes: plástico, metal e materiais alternativos. Mas, no mundo inteiro, o mais comum é o palete de madeira, feito com tábuas de madeira. Por aqui, o modelo mais aceito é o palete PBR, isto é, o palete brasileiro (1.000 x 1.200 mm).
Como é feita a paletização das mercadorias?
O processo de paletização acontece ao colocar mercadorias, geralmente embaladas, em paletes. Esses tablados horizontais possuem alta capacidade de carga, permitindo vários tipos, dimensões e pesos de mercadorias. Logo, cria-se um efeito de empilhamento.
Para realizar o manuseio dos paletes com as cargas, usam-se os equipamentos de movimentação, como as empilhadeiras. Enquanto para alocá-los, faz-se necessário o uso de estruturas metálicas, que criam o efeito da verticalização. Estes são os porta-paletes.
Essas estruturas de armazenagem de paletes são compostas por linhas horizontais e colunas verticais, facilitando o processo da paletização. Elas garantem que um número máximo de mercadorias seja estocado no máximo de espaço possível daquele ambiente.
Atualmente, o porta-paletes tem o melhor custo-benefício da logística interna. Por isso, representa uma decisão estratégica para indústrias, comércios e varejistas. Entre em contato com os nossos especialistas e faça um orçamento online:
Qual a importância da paletização na atualidade?
A paletização é um método importantíssimo atualmente, o que é comprovado pelas vantagens que veremos no tópico a seguir.
Mas, você sabe como surgiu esse conceito? A história vem do século XX, com a estocagem de mercadorias cada vez mais pesadas.
Por conta disso, empresas americanas começaram a usar patins de madeira para agilizar o fluxo em armazéns. Mais tarde, na Segunda Guerra Mundial, os exércitos consolidaram os paletes como principal elemento logístico para deslocar mercadorias com agilidade.
Consequentemente, alguns setores optam pela paletização como principal forma de garantir o melhor desempenho das operações logísticas. Entre eles, de alimentos, calçados, medicamentos, construção, automotivas e uma grande parte do varejo.
Por que as empresas investem na paletização de cargas
Entre os métodos de armazenamento de mercadorias, a paletização é um dos mais usados em todo mercado. E, quase sempre, as motivações partem das vantagens que gera ao negócio. Neste tópico, vamos trazer algumas delas!
Melhor utilização do espaço
A organização de itens em paletes é indicada para otimizar o espaço disponível e necessário para estocar produtos. Ao ocupar melhor esse ambiente, é possível alocar mais mercadorias de maneira organizada, muitas vezes sem precisar de novos investimentos.
Maior rastreabilidade
Uma opção é controlar os paletes com códigos de barras ou outros meios que facilitem a rastreabilidade das cargas. Para o gestor, essa é uma ótima maneira de monitorar o setor e tomar decisões mais rápidas, auxiliando até mesmo no inventário do estoque.
Redução de danos e perdas
O uso dos paletes reduz o risco de danos e perdas de itens. A explicação é bem simples: nessa metodologia, o processo deixa de ser manual, realizado unitariamente. Assim, as chances de erros são minimizadas, assim como as avarias das cargas.
Redução de acidentes
Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, considere que a paletização torna o processo de estocagem mais eficiente. Assim, com a movimentação mais assertiva e menos perigosa, há menos riscos de acidentes de trabalho no setor.
Redução de lead time
As empresas que usam a paletização de cargas ganham em agilidade, já que muitas mercadorias podem ser compactadas e estarem prontas para o transporte. Como consequência, isso traz uma redução do lead time, ou seja, do tempo de espera.
Mais agilidade na expedição
Se o tempo de espera é menor, enviar produtos aos consumidores torna-se mais rápido. O que envolve a logística de distribuição, da separação do pedido e emissão de documentos até o carregamento da carga em caminhões e contêineres.
Como realizar a paletização de cargas?
A ação de paletizar uma carga é simples. A partir de 4 etapas é possível iniciar e finalizar o processo. Veja a seguir!
1 – Formação de unidades de carga
A primeira recomendação é entender que as unidades de carga devem ser uniformes para serem empilhadas adequadamente.
Por exemplo, caixas do mesmo tamanho empilháveis uma sobre a outra ou produtos de supermercado embalados formando “pacotes” maiores.
2 – Distribuição da carga no palete
Outra dica é avaliar o peso do palete, que precisa estar bem distribuído. Jamais deve-se concentrar pesos em um dos lados, ou somente no centro, porque isso causaria problemas, como avarias nas cargas e deformações no palete.
3 – Embalagem da carga paletizada
Quando forma uma estrutura compacta estável, é interessante usar um filme transparente para embalar toda a unidade. Os profissionais falam em “arquear” a carga. O objetivo é a proteção e consolidação da mercadoria para uma melhor movimentação.
4 – Transporte e movimentação
A partir disso, os operadores de maquinários podem fazer o transporte e a movimentação dos paletes conforme organização do setor e dos porta-paletes.
Será que a paletização é para a minha empresa?
Com as informações acima, o próximo passo é avaliar se a paletização será benéfica para o negócio. Em um primeiro momento, haverá custos de implementação ou adaptação, além dos treinamentos e capacitações para que a solução funcione perfeitamente.
No entanto, ao pensar no longo prazo, os benefícios apresentados acima aparecem. O que pode resultar em:
- Diminuição de custos,
- Maior agilidade,
- Mais segurança operacional e muitos outros pontos.
O fato é que, geralmente, esse método funciona muito bem para empresas que lidam com vários tipos de materiais ou que tenham produtos que passem por fiscalização, como da Vigilância Sanitária ou Receita Federal.
Aliás, ainda que não haja uma regra e seja necessário avaliar cada interesse das empresas, a paletização é escolha assertiva para certas situações, como:
- O tipo de produto exige mais segurança (medicamentos e alimentos),
- O produto é de alto valor agregado (não pode sofrer avarias), e
- A empresa busca uma melhor organização na estocagem de produtos.
Sobre os investimentos, será preciso ter:
- Os paletes mais adequados,
- As empilhadeiras para fazer a movimentação,
- Os porta-paletes para armazenar as cargas paletizadas e
- Uma equipe de profissionais capacitados para a operação.
Saiba mais sobre paletização de cargas e armazenagem
Gostou do assunto? Para ler outros conteúdos como esse, acesse o nosso blog.