A unitização de cargas é uma abordagem logística que vai ao encontro de dois grandes benefícios para as empresas: redução de custos e otimização do espaço disponível.
É uma estratégia eficiente para estocar, manusear e transportar mercadorias de todos os tipos e em muitas quantidades em galpões, armazéns, centros de distribuição, etc.
Continue lendo e entenda mais sobre o conceito, os tipos e as principais vantagens, principalmente aquelas aplicadas à armazenagem e distribuição de produtos.
O que é a unitização de cargas?
A unitização de cargas é uma técnica que agrupa cargas no mesmo volume, tornando-o unitário e vantajoso na logística, principalmente durante a armazenagem e distribuição.
A abordagem, geralmente, lida com a união de mercadorias homogêneas em unidades maiores e padronizadas, de formatos semelhantes para a cadeia logística, como lotes.
O Siscomex, do Governo Federal, explica o conceito da seguinte forma:
“[…] alocação de um conjunto de mercadorias em uma única unidade com dimensões padronizadas, o que facilita as operações de armazenamento e movimentação da carga sob forma mecanizada. […] é um acessório para deslocamento ou transporte da carga”.
Ou seja, o resultado é apresentado por volumes, embalados ou não, acondicionados de maneira que facilite a movimentação automática da carga constituída.
Os tipos de unitização de cargas
A escolha da melhor unidade que será formada, como caixas e amarrações, vai depender das características das mercadorias armazenadas, como peso, tamanho e fragilidade.
Entre os tipos mais comuns de unitização de cargas, temos:
- Contêineres: grandes caixas de metal que acondicionam produtos para um mesmo destino, comuns em portos;
- Paletização: volumes em paletes que podem ser alocados em estruturas, como porta-paletes, permitindo melhor organização e otimização de espaço;
- Pré-lingagem ou amarração: cargas envolvidas em rede de náilon, tornando-se práticas para serem manuseadas por guindastes e máquinas;
- Outros: big bags (embalagens de alta resistência), fardos (geralmente, de plástico) e marino slings (cintas de materiais sintéticos).
Portanto, além de avaliar as informações das mercadorias, para unitizá-las, também considere os tipos mais indicados, dependendo da resistência, dimensão e capacidade.
Quais as vantagens da unitização de cargas?
Para o setor logístico, a unitização de cargas tem muitos benefícios, o que ajuda a entender porque é uma escolha tão comum nas empresas.
Conforme artigo publicado na Revista Portuária, essa prática pode ser vista como opção para: “alcançar níveis de serviços compatíveis às expectativas dos clientes e podem ser bancados pelas organizações”.
Entre os principais pontos, destacamos:
- Padronização das unidades (facilitando manuseio e movimentação automatizada);
- Redução de custos (em hora trabalhada, perdas e operações);
- Mais qualidade na operação (mais agilidade, segurança e redução de danos);
- Melhor aproveitamento do espaço (e organização devido ao layout otimizado).
Nos tópicos que seguem vamos detalhar um pouco mais de como isso acontece na prática, considerando duas principais frentes: a armazenagem e a distribuição. Confira!
Na armazenagem
Na armazenagem de centros de distribuições, estoques e armazéns, a unitização de cargas é uma realidade porque traz o benefício da otimização de espaço para guardar produtos.
Assim, com esse agrupamento, é possível flexibilizar os lugares ocupados para os produtos, inclusive, realizando as transferências de um lugar para outro de maneira mais ágil.
O que pode acontecer internamente, mas também quando pensamos em movimentações para caminhões e contêineres, de maneira a ter um trabalho mais seguro.
Na distribuição
Com foco na distribuição, as principais vantagens da unitização de cargas passam pela consolidação, tendo em vista que é possível completar transportes de forma conjunta.
Assim, em determinadas situações em que as empresas pagam pelo espaço ocupado em reboques e contêineres, a técnica permite a redução de custos e mais rapidez na entrega.
E mesmo empresas que não movem grande volume de mercadorias se beneficiam dessa economia de custos operacionais, porque tem a possibilidade pagar só pelo serviço usado.
Só que é preciso estudar todas as nuances dessa alternativa, já que as transportadoras farão percurso de carregamento de vários clientes, adicionando as novas rotas.
Como aplicar a unitização de cargas?
O IMAM é uma consultoria logística que criou um tipo de passo a passo explicando como funciona esse processo de unitização de cargas. Desse modo, as etapas são:
- Coleta de mercadorias;
- Agrupamento em cargas menores;
- Consolidação em carga maior;
- Medidas de fixação e segurança;
- Documentação com informações precisas;
- Carregamento nos veículos de transporte;
- Descarregamento e separação das unidades menores.
Esses passos valem tanto para as movimentações internas, como dentro de grandes centros de distribuição, assim como para levar de um armazém a outro externamente.
Quais as melhores estruturas para a unitização de cargas?
A unitização de cargas mais comum acontece por meio da paletização, agrupamento mercadorias e volumes em paletes e, possibilitando também, a verticalização do estoque.
Com base em um estudo da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica):
“[…] A paletização traz muitas vantagens, como o melhor aproveitamento dos espaços nos armazéns e nos veículos de transporte, agilidade no processo de movimentação de carga, redução de custos e manipulação da carga de forma segura […]”.
Sendo assim, o uso de estruturas metálicas se faz necessário para que o uso de paletes aconteça de maneira segura, organizada e otimizada. Entre elas, os porta-paletes.
De maneira geral, são sistemas que permitem que equipamentos como empilhadeiras movimentem e estoquem as cargas unitizadas nas posições certas.
Consequentemente, essa atividade vai ao encontro dos benefícios da unitização, principalmente a redução de custos de armazenagem e mais agilidade na expedição.
Os porta-paletes permitem ainda outros benefícios, como:
- Mais facilidade e segurança no manuseio das cargas;
- Mais facilidade no carregamento de veículos, como caminhões;
- Redução das movimentações, já que as cargas são unitizadas;
- Melhor organização do espaço disponível, com possibilidade de expansão.
Além disso, tem a vantagem da redução de custos, ainda mais quando se considera que os produtos são mais preservados, evitando contato direto com o chão, umidade, etc.
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